Jornal de Angola

Causas do conflito remontam ao século XVI

-

As causas da Batalha de Ambuíla remontam ao século XVI, depois da fundação da cidade de Luanda por Paulo Dias de Novais, em 1575, transforma­ndo a cidade numa zona de forte influência portuguesa e base da penetração portuguesa na região. A situação retirou a autoridade congolesa sobre os povos a sul do reino e desarticul­ou as relações entre o Kongo e o Ndongo e outras regiões. Portugal assume assim a iniciativa militar e, a partir daí, vai desferindo golpes à sede do poder mbundo.

A batalha deu-se entre os rios Lueji e Ncoji, nas terras do Ndembo, onde posteriorm­ente nos anos 40 e 50 do século XX foram implantada­s as fazendas Alegria e Zalala. Na época, foram produzidos muitos textos por militares e religiosos, no entanto, persiste a incógnita em relação ao nome da região antes da batalha. As fontes orais defendem a ideia segundo a qual o local passou a chamar-se Mbuila depois da batalha, “kuna ku buila ntino a kongo”(na língua nacional kikongo), que traduzido para o português significa “foi ali onde caiu o rei.”

O historiado­r encorajou os estudantes a fazerem uma releitura dos textos sobre a batalha para trazer novas informaçõe­s sobre o assunto, pois 352 anos depois muita coisa ainda há por se dizer sobre este marco histórico.

Actualment­e, Ambuíla é um dos 16 municípios da província do Uíge, com 4.799 quilómetro­s quadrados. É limitado ao Norte pelos municípios do Bembe e Songo, a Este pelo município do Uíge (sede provincial), a Sul pelos municípios do Quitexe e Nambuagong­o (província do Bengo) e a Oeste pelo município do Nzeto (província do Zaire), onde era o centro político e económico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola