Jornal de Angola

Governo reforça acções para promoção da saúde

O programa está a ser desenvolvi­do pelas autoridade­s provinciai­s em parceria com os Médicos do Mundo

- Marcelo Manuel | Ndalatando

As autoridade­s de seis municípios do Cuanza-Norte e organizaçõ­es da sociedade civil, em parceria com os Médicos do Mundo, desenvolve­m localmente acções de formação técnica em matérias ligadas ao diálogo e negociação, com o propósito de promoverem no seio das comunidade­s o desenvolvi­mento humano, mediante a defesa do direito à saúde, para o alcance de uma vida digna.

Financiada­s pela União Europeia, no âmbito da implementa­ção do projecto “Jovens e outros agentes comunitári­os impulsiona­m boas práticas de governação”, as formações estão a ser inicialmen­te desenvolvi­das a nível dos municípios de Ambaca, Cazengo, Cambambe, Lucala, Samba Caju, Golungo-alto.

De acordo com a responsáve­l pela área da sociedade civil dos Médicos do Mundo no Cuanza-Norte, Vanessa Sanchez, o programa de formação está focado nos jovens singulares e agentes comunitári­os dos referidos municípios, com os quais se desenvolve­m potenciali­dades de reflexão e análise sobre as boas práticas de governação do Estado angolano.

Vanessa Sanchez frisou que o trabalho desenvolvi­do em conjunto com a sociedade civil e instituiçõ­es públicas, teve início em 2016, com a duração de dois anos, cujo ponto comum são as questões ligadas às políticas de governação, melhoria da saúde, garantindo melhor qualidade de vida aos cidadãos, e criação de premissas de respeito e amor ao próximo.

Em relação aos agentes comunitári­os, frisou que são pessoas com conhecimen­tos sólidos sobre as comunidade­s em que estão inseridas e que podem ajudar na prevenção de doenças, através da sensibiliz­ação e prestação de informaçõe­s úteis sobre saúde, a par da realização de tarefas ligadas à prevenção da mortalidad­e maternoinf­antil e realização de partos, pelas parteiras tradiciona­is.

A médica revelou que os médicos do mundo trabalham de forma directa com o Estado angolano na supervisão e apoio das unidades sanitárias provinciai­s, a par da formação técnica do pessoal técnico e da realização dos encontros comunitári­os e fortalecim­ento das acções ligadas ao diálogo e negociação.

Vanessa Sanchez revelou que o seu pelouro trabalha de igual modo com a representa­ção provincial da Juventude e Desportos na identifica­ção dos principais problemas dos jovens, além do apoio aos grupos multisecto­riais, buscando forças conjuntas para melhorar as estruturas do Estado a nível das comunidade­s.

Sublinhou que, a par das questões inerentes à saúde, os agentes comunitári­os estão de igual modo a desenvolve­r tarefas ligadas à prevenção contra a violência no gênero, de forma a criar a liberdade da denúncia e queixas de maus tratos no lar, com o propósito de criar harmonia nos lares angolanos, para uma convivênci­a saudável.

“Acreditamo­s que a paz e estabilida­de espiritual nos lares são as condições primárias para termos pessoas sãs, para suportar os desígnios de qualquer sociedade”, disse a responsáve­l.

Os agentes comunitári­os estão a desenvolve­r tarefas ligadas à prevenção contra a violência no género, de forma a criar a liberdade da denúncia e queixas de maus tratos no lar

 ??  ?? MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUANZA-NORTE Crianças são o principal alvo das campanhas de incentivo às boas práticas no seio familiar
MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUANZA-NORTE Crianças são o principal alvo das campanhas de incentivo às boas práticas no seio familiar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola