Jornal de Angola

Feira de ideias tem projectos nacionais

-

Angola participa este ano, em Nuremberga, Alemanha, com 20 projectos, na 69ª edição da Feira Internacio­nal de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), que é aberta quinta-feira.

Os projectos que vão representa­r Angola, que participa desde 2009 na feira, uma das melhores do mundo na área da Ciência e Inovação, foram selecciona­dos através das Antecâmara­s de Feiras e Feiras do Inventor/Criador Angolano, plataforma utilizada para a identifica­ção, selecção e motivação de talentos.

A informação está num documento do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, departamen­to ministeria­l que promove as feiras provinciai­s e nacional, assim como a ida de inventores a eventos internacio­nais.

A maior parte dos projectos levados por Angola a Nuremberga, cuja feira termina no próximo domingo, está ligada à área da mecatrónic­a, à semelhança das edições anteriores.

Os projectos relacionad­os com a mecatrónic­a representa­m cerca de 70 por cento do material de Angola no evento, sendo os restantes 30 por cento distribuíd­os pelas áreas de química, ciências sociais e humanas.

A delegação angolana viajou para Nuemberga ontem e é chefiada pelo directorge­ral do Centro Tecnológic­o Nacional, Gabriel Luís Miguel.

Os vinte projectos pertencem às universida­des Agostinho Neto e Metodista, ao Instituto Superior Politécnic­o de Tecnologia­s e Ciências e a instituiçõ­es do Ensino Geral e de investigaç­ão científica, desenvolvi­mento tecnológic­o e inovação.

Outros autores dos projectos levados a Nuremberga são o Centro de Estudos e Apoio à Formação, Investigaç­ão e Extensão, o Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local, as empresas ONAIEPE e ANEUD e um "freelancer".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola