Jornal de Angola

Prémio literário é entregue hoje a Alberto Oliveira Pinto

- SAGRADA ESPERANÇA

A obra “Imaginário­s da História Cultural de Angola”, da autoria de Alberto Oliveira Pinto, grande vencedora do Prémio Sagrada Esperança edição 2017, é lançada hoje numa cerimónia formal, que serve igualmente de outorga do prémio, que acontece às 16h00 no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.

A actividade tem como finalidade dar a conhecer à sociedade e à imprensa a obra vencedora, além de distinguir a mesma e o autor do livro vencedor da edição de 2017 do Prémio Sagrada Esperança.

O prémio é de carácter nacional e tem a intenção de descobrir ou consagrar talentos na literatura angolana, com o objectivo de prestigiar o Poeta Maior e Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto.

Para a organizaçã­o, Agostinho Neto não só foi o fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA) como também um poeta de reconhecid­o mérito nacional e internacio­nal.

O autor da obra vencedora vai receber uma quantia monetária no valor de 15 mil dólares equivalent­e em kwanzas, além do direito a 10 por cento do valor arrecadado na primeira tiragem do livro.

Depois de um interregno de sete anos, o prémio literário Sagrada Esperança retoma graças a um acordo entre a Fundação António Agostinho Neto, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e o Banco Caixa Geral Totta de Angola.

A FAAN tem como objectivos promover a pesquisa e divulgação da vida e obra de Agostinho Neto através de actividade­s para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos, assim como a promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

De acordo com a FAAN, o relançamen­to do prémio literário Sagrada Esperança dá à literatura angolana a possibilid­ade do surgimento de mais obras de valor, já que as pessoas vão ser estimulada­s a escrever mais.

 ??  ??
 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor e historiado­r Alberto Oliveira Pinto
EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor e historiado­r Alberto Oliveira Pinto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola