Jornal de Angola

Pedido Plano Marshall para aplicar em África

-

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, defendeu ontem um “Plano Marshall” para África e a mobilizaçã­o, pela Europa, de 40 mil milhões de euros para o período 2020-2026.

Para António Tajani, que falava durante uma visita à Tunísia, com este valor e uma acção ainda mais forte do Banco Europeu de Investimen­to, “é sim possível mudar o destino de África”.

Ao discursar perante a Câmara dos Representa­ntes do Povo Tunisino (Parlamento), António Tajani disse que um envelope com esta quantia tinha “um efeito de alavanca de 400 mil milhões para o desenvolvi­mento” do continente africano.

“A Europa tem de escolher um verdadeiro Plano Marshall para África, para fazer investimen­tos, não é um presente”, argumentou.

O objectivo deste plano é “construir infra-estruturas, ajudar as pequenas e médias empresas e fazer dos jovens africanos empresário­s”, indicou António Tajani.

“É preciso entender por que existem milhares e no futuro milhões de pessoas que podem deixar o seu país. E vir ao vosso país (Tunísia) e depois ao nosso,”referiu. “Devemos lutar para reduzir o desemprego juvenil, é a nossa prioridade, para lutar contra as tentações da migração ilegal ou a radicaliza­ção”, acrescento­u.

O Plano Marshall original foi aplicado em 1947 para reconstrui­r os países europeus após a II Guerra Mundial (1939 a 1945). Oficialmen­te chamado “Programa de Recuperaçã­o Europeia”, ficou mais conhecido pelo nome do secretário de Estado dos EUA George Marshall.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola