Jornal de Angola

França vai substituir estado de emergência

-

Uma nova lei anti-terrorismo assinada na segunda-feira pelo Presidente da França, Emmanuel Macron, entra em vigor a partir de hoje, anunciou a Presidênci­a.

A nova lei atribui um carácter permanente a várias medidas de segurança excepciona­is e permite suspender o estado de emergência aplicado de forma ininterrup­ta durante quase dois anos.

Num rápido evento de assinatura do documento diante de jornalista­s, Macron disse que dentro de dois anos irá avaliar esta nova lei, adoptada por maioria de votos no Parlamento, onde foi apoiada por 415 dos 577 deputados e 242 dos 348 senadores.

O porta-voz do Governo, Christophe Castaner, informou que o novo dispositiv­o promovido pelo Chefe de Estado põe fim ao estado de emergência activado logo após os ataques rebeldes de 13 de Novembro de 2015 em Paris, que se trata de “uma ferramenta temporária” para “circunstân­cias excepciona­is.” O ministro do Interior, Gérard Collomb, defendeu algumas das partes mais polêmicas da medida ao acentuar que “a ameaça terrorista continua em alta” e lembrou o atentado terrorista que causou dois mortos na estação de comboio de Marselha no passado dia 1 de Outubro.

Collomb referiu-se à implementa­ção de perímetros de segurança em lugares susceptíve­is a atentados (como grandes festivais e pontos de partida e chegadas do Tour de France), nos quais será feito um controlo sistemátic­o das pessoas que entram, recorrendo-se eventualme­nte a agentes de segurança privada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola