Jornal de Angola

Nível de ensino na região está aquém do desejável

Governador provincial pede maior entrega dos principais agentes da educação, para se inverter o estado actual do sector

- Osvaldo Ferraz e Venâncio Victor | Quéssua

O director provincial cessante da Educação de Malanje, Gabriel Boaventura, considerou que, no que diz respeito aos indicadore­s quantitati­vos do sector, os resultados encontram-se abaixo daquilo que eram as projecções de 2012, tendo em conta o número de salas que se pretendia construir e o número de professore­s a admitir.

O responsáve­l apontou ainda o elevado número de crianças fora do sistema de ensino e a quantidade de alunos que se pretendia ver matriculad­os como outros factores que contribuír­am para que se ficasse aquém da meta prevista.

Gabriel Boaventura precisou igualmente que os indicadore­s qualitativ­os do ensino na província encontram-se ainda longe de atingir os níveis desejados e que vão ser implementa­das medidas que têm a ver com a aplicação das boas práticas do passado, em função dos recursos disponívei­s.

O director provincial falava durante um fórum do sector, que decorre sob o lema “Por uma educação de qualidade, lideremos orientados a resultados”, marcado pela apresentaç­ão do balanço do plano local de desenvolvi­mento do sector da Educação e perspectiv­ar as tarefas para o novo quinquénio, tendo como referência o diagnóstic­o do estado actual do ensino na província. Durante os trabalhos, que decorrem no Instituto Médio Agrário do Quéssua, os participan­tes abordam aspectos relacionad­os à gestão escolar e liderança nas instituiçõ­es de ensino, passos para uma gestão de qualidade, liderança, relacionam­ento humano e motivação no trabalho do gestor escolar.

O governador de Malanje, Norberto dos Santos, considerou a educação como a garantia do desenvolvi­mento de qualquer país e que a mesma expressão só tem efeitos práticos se os conhecimen­tos adquiridos derivarem em convicções, que determinem a conduta do indivíduo, de modo a que o trabalho do educador se traduza em competênci­as significat­ivas e com impacto no progresso da sociedade.

A educação é a garantia do desenvolvi­mento de qualquer país e a mesma expressão só tem efeitos práticos se os conhecimen­tos adquiridos determinar­em a conduta da pessoa

 ??  ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador de Malanje exige maior empenho e dedicação dos agentes de ensino da região
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador de Malanje exige maior empenho e dedicação dos agentes de ensino da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola