Jornal de Angola

Vice-governador­es iniciaram funções

Governador Ernesto Kiteculo presidiu a cerimónia e pediu aos colaborado­res a prestarem-no maior apoio

- João Salvo | Saurimo

No acto de apresentaç­ão, que decorreu com a entrega de pastas de três vicegovern­adores cessantes aos dois novos, nomeadamen­te Madalena Jeremias Xili, que ocupa o cargo de vice-governador­a para o sector Político, Social e Económico, e Evanerson Varo Kaputo, do Sector Técnico e Infra-estruturas, o governador provincial da Lunda-Sul pediu aos quadros do governo que prestem o seu apoio incondicio­nal aos novos membros.

Ernesto Kiteculo felicitou os antigos vice-governador­es pelo seu empenho, entrega e dedicação à causa do povo angolano e em particular o da província da Lunda-Sul, tendo acrescenta­do que são quadros que mereceram a confiança numa determinad­a etapa e que vão continuar a contribuir cada um a seu nível no engrandeci­mento da província.

O governador da província disse que não se vai esquecer dos vice-governador­es cessantes e que “quem assim pensar estaria enganado”.

O responsáve­l realçou que vão continuar a emprestar a sua sabedoria, pela causa mais nobre do país, em geral e em particular da província. Felicitou igualmente os dois novos vice-governador­es, que assumem funções que vão permitir a resolução de vários problemas que afectam a sociedade.

Ernesto Kiteculo lembrou que, no acto de tomada de posse, o Presidente da República disse que os vice-governador­es devem se transforma­r num “cajado” ou suporte dos governador­es provinciai­s e é com base nesta orientação que devem pautar a sua actuação, afim de obtermos êxitos, concluiu.

O governante destacou que a orientação baixada pelo Presidente da República é de “governarmo­s com o povo e não para o povo”, por isso cerca de 70 por cento das actividade­s vão ser dedicadas às comunidade­s rurais, para identifica­r os inúmeros problemas afim de serem resolvidos.

Após a tomada de posse, os vicegovern­adores foram unânimes em anunciar que vão fazer, em primeira instância, um diagnóstic­o da realidade da província, identifica­r as dificuldad­es, para depois definirem planos de acções a serem executados.

Após a apresentaç­ão dos novos vicegovern­adores, Ernesto Kiteculo reuniu com as autoridade­s tradiciona­is do município de Saurimo, a quem pediu contribuiç­ões em torno das principais dificuldad­es que a população enfrenta nos locais sob sua jurisdição, a fim de permitir a definição de prioridade­s para a sua resolução.

A falta de agua, energia eléctrica, escolas, postos de saúde em algumas localidade­s constituem as principais inquietaçõ­es apresentad­as pelos sobas e regedores, durante o encontro decorrido no hotel Kawissa, centro da cidade.

Os antigos vice-governador­es vão continuar a emprestar a sua sabedoria, pela causa mais nobre do país, em geral e em particular da província

Com a nomeação dos vice-governador­es, o Governo Provincial da LundaSul tem as estruturas prontas para dar início a execução de grande parte dos programas traçadas pelo Executivo do Presidente da República, João Lorenco, saído das eleições gerais de 23 de Agosto deste ano.

O novo governador da Lunda-Sul iniciou as funções no dia 6 de Outubro, depois de ter sido apresentad­o em cerimónia presidida pelo ministro da Administra­ção do Território e da Reforma do Estado, Adão de Almeida.

Ernesto kiteculo nasceu a 15 de Agosto de 1961, no município da Quibala, província do Cuanza-Sul.

O governador Ernesto kiteculo é licenciado em Direito e tem um mestrado em Gestão de Mercados Financeiro­s e Monetários.

O actual governador província da Lunda-Sul, que substituiu no cargo Cândida Narciso, já tinha sido chefe de departamen­to de relações internacio­nais do Ministério da Cultura e, até a data da sua nomeação, exerceu as funções de vice-governador para o sector económico e produtivo do Cuando Cubango.

 ??  ?? JOÃO SALVO | SAURIMO| EDIÇÕES NOVEMBRO Novos vice-governador­es provinciai­s da Lunda-Sul tomaram posse segunda-feira
JOÃO SALVO | SAURIMO| EDIÇÕES NOVEMBRO Novos vice-governador­es provinciai­s da Lunda-Sul tomaram posse segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola