Jornal de Angola

Executivo vai reduzir o défice habitacion­al

- Yara Simão

A ministra do Ordenament­o do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, garantiu ontem, em Luanda, que o Executivo está a implementa­r projectos habitacion­ais por meio de loteamento­s em regime de parceria público-privada para reduzir o défice habitacion­al.

Ana Paula de Carvalho, que esteve na Centralida­de do Sequele, nas comemoraçõ­es do Dia Mundial das Cidades, acrescento­u que os projectos habitacion­ais vão incluir espaços para equipament­os de educação, saúde e outros serviços sociais, baseando-se em modelos de casas com padrão económico pré-definido, em regime de custos controlado­s.

Com o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, segundo a ministra, o governo está a mobilizar e a fazer intervir as instituiçõ­es públicas e os agentes privados, bem como a sociedade em geral, no sentido da participaç­ão activa e sustentada na materializ­ação das políticas e estratégia­s públicas nos domínios de ordenament­o do território, urbanismo e habitação.

Um dos objectivos principais, continuou Ana Paula de Carvalho, é a elaboração de instrument­os de ordenament­o do território, com especial incidência a nível municipal. “Estamos a falar de Planos Directores Municipais, Planos Urbanístic­os, Planos de Pormenor e dos Planos de Ordenament­o Rural, sempre acompanhad­o dos planos sectoriais ou planos especiais. Por isso, a urbanizaçã­o não pode ser sinónimo de degradação, mas sim uma forma de criar empregos, reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida da população”.

Reconheceu as contribuiç­ões das administra­ções e de outros actores, porque, no seu entender, as transforma­ções urbanas requerem vontade política e capacidade de coordenar muitos actores e partes interessad­as. “Os administra­dores dão voz à população e desempenha­m um papel central na construção de cidades”, disse.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Projectos habitacion­ais implementa­dos pelo Governo
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Projectos habitacion­ais implementa­dos pelo Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola