Jornal de Angola

Ministério da Saúde aposta na prevenção

- Manuela Gomes

O sector da Saúde em Angola está apostado na prevenção do cancro da mama como a melhor estratégia a longo prazo e a que apresenta a melhor relação custo-benefício para o controlo da doença. O dado foi avançado ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde, José Dias da Cunha.

Ao intervir na cerimónia que marcou o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, José Dias da Cunha afirmou estar convencido de que a prevenção é a melhor estratégia a longo prazo e que está claramente definida no Plano Nacional de Desenvolvi­mento da Saúde 2012/2025.

A estratégia inclui a sensibiliz­ação das pessoas para a importânci­a de estilos de vida saudáveis, acções de prevenção, nomeadamen­te a introdução da vacina contra o VPH, capacitaçã­o de profission­ais de saúde para detecção, prevenção e tratamento do cancro, particular­mente nos cuidados primários de saúde e a intensific­ação de acções de vigilância epidemioló­gica.

De acordo com o responsáve­l, uma certa preocupaçã­o com as acções de saúde e de prevenção da doença tem levado o sector da Saúde a desencadea­r um leque de acções para um combate cerrado à doença.

“Quando falamos de doenças, particular­mente as crónicas, não tenho dúvidas de que temos todos de dar as mãos, desde os parceiros, familiares e doentes, no sentido de aumentar a promoção e prevenção da saúde e como forma de reduzir o número de casos de doenças como esta”, disse o secretário de Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola