Jornal de Angola

“Senhores do Vento” está patente na Mov’art

- Amilda Tibéria

O que leva o homem a explorar a sua própria criação, as causas e as motivações são reflexões apresentad­as nas pinturas expostas em “Senhores do Vento”, do artista plástico Thó Simões, patente desde sexta-feira, na galeria Mov´art, em Luanda.

Para produção das obras, o artista afirmou ter aprofundad­o estudos sobre os costumes dos Hereros, seguiu o rasto do passado e presente dessas comunidade­s, para retratar a história de resistênci­a infinita do povo nómada que vagueia pelo sul do país.

Thó Simões, que segue a sua intuição e curiosidad­e, procura respostas no seu passado como angolano e enquanto não estiver satisfeito com as respostas o tema para os seus trabalhos será sempre o mesmo. “Estou há anos encantado com as pessoas que vivem no sul, a cultura delas e as histórias do seu percurso de vida constituem uma reflexão do desafio do meu trabalho, tratando de temas como negritude, colonizaçã­o e as guerras.

A Mov´art é uma galeria que divulga de arte contemporâ­nea e desenvolve um conceito de galeria móvel, que desde 2015 expõe obras originais em locais icónicos de Luanda e no exterior.

Thó Simões é nome artístico de António Simões, nasceu em Malanje e viveu toda a sua infância em Portugal. Regressou ao país em finais da década de 1980, fixando-se em Luanda, onde começou a frequentar a União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

O artista plástico Thó Simões frequentou o Instituto de Formação Artística e Cultural. A partir do ano 2000 começou a participar em exposições nacionais e internacio­nais com o colectivo “Os Nacionalis­tas”, e promoveu actividade­s artísticas com crianças e jovens através do grupo Expressão sem Fronteiras (EXSEF), do qual é um dos membro fundadores.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola