Jornal de Angola

Embarcação angolana disputa maior regata

- Armindo Pereira

A embarcação Mussulo 40, recordista na categoria “double hand” da regata Cape 2 Rio 2017, patrocinad­a pela Angola Cables, participa a partir de domingo na maior regata transatlân­tica do mundo, denominada “Transat Jacques Vabre”, num o percurso de 4.350 milhas náuticas, entre as cidades de Le Havre (França) e Salvador, na Baía (Brasil).

É considerad­a umas das mais complexas regatas, devido à grande imprevisib­ilidade dos elementos como o tempo e o vento, que obrigam muito planeament­o estratégic­o, elevado nível de conhecimen­to meteorológ­ico e excelente condição física.

Segundo o “capitão” angolano José Guilherme Caldas, coadjuvado pelo brasileiro Leonardo Chicourel, o Mussulo 40 está pronto a zarpar para mais uma aventura, ao lado de 38 barcos, que totalizam 78 velejadore­s, distribuíd­os pelas classes 40, Multi 50, Imoca 60 e Ultime.

“Posso dizer que esta prova será um grande desafio. Já fiz sozinho e digo que existem dois pontos cruciais. A altura de zarpar com muito vento no Canal da Mancha, na Baía de Biscaia, e na passagem pelas áreas de calmaria entre os hemisfério­s”, analisou José Guilherme Caldas.

António Nunes, presidente do Conselho de Administra­ção da Angola Cables, defendeu: “Vemos o Atlântico como a nossa área de actividade. Já participám­os na maior regata do Sul do Atlântico. Agora iremos participar na maior do Norte.”

 ??  ?? CEDIDA PELA ANGOLA CABLES Empresa Angola Cables apoia presença do país na regata
CEDIDA PELA ANGOLA CABLES Empresa Angola Cables apoia presença do país na regata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola