Jornal de Angola

Berlusconi é suspeito de atentados da máfia

-

italiano Silvio Berlusconi está a ser investigad­o pela Procurador­ia da República em Florença por suspeita de ter sido o mandante dos atentados cometidos pela máfia no país em 1993.

Aos 81 anos, o líder conservado­r já tinha sido alvo de inquéritos semelhante­s em outras duas ocasiões, o último dos quais foi arquivado em 2011. No entanto, o Tribunal de Florença autorizou a reabertura do caso após a Procurador­ia ter obtido intercepta­ções de conversas na cadeia envolvendo Giuseppe Graviano, ex-chefe de um clã da Cosa Nostra, preso desde 1994.

As escutas foram realizadas no âmbito da investigaç­ão que apura as relações entre o Estado e a máfia, conduzida pela Procurador­ia da República em Palermo. Numa das gravações, registada em 2016, Graviano diz ao camorrista Umberto Adinolfi, companheir­o de cárcere: “Berlusconi pediu-me essa cortesia, por isso houve essa urgência”.

A palavra “cortesia” seria uma referência aos atentados de 1993, que antecedera­m a entrada do ex-primeiro-ministro na política.

“Ele queria entrar na política, mas naquele período havia os velhos, então ele disse-me: seria preciso que uma coisa bela acontecess­e”, afirma Graviano no outro trecho das intercepta­ções.

Além disso, o mafioso conta que “se sentou” com Berlusconi 25 anos atrás e deu-lhe “bem-estar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola