Jornal de Angola

BNA decide manter a taxa de juro básica

-

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu manter a taxa de juro base em 16 por cento até finais de Novembro, depois de avaliar os indicadore­s de cresciment­o económico e as contas fiscais.

O Comitéde Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu manter a taxa de juro base em 16 por cento até finais de Novembro, depois de avaliar os indicadore­s de cresciment­o económico e as contas fiscais e monetárias.

Na sua reunião de quartafeir­a, a primeira presidida pelo governador José de Lima Massano, o BNA decidiu não alterar as taxas de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez, fixada nos 20 por cento ao ano, e de facilidade permanente de absorção de liquidez a sete dias, nos 2,75 por cento ao ano.

Para a decisão do Comité de Política Monetária contou a evolução dos preços na economia nacional, tendose observado em Setembro uma inversão da inflação homóloga iniciada em Janeiro de 2017. Contudo, em relação ao mesmo período do ano anterior, a inflação homóloga registou uma redução de 11,98 pontos percentuai­s.

Segundo o Instituto Nacional de Estatístic­a, a inflação mensal em Luanda em Setembro foi de 2,54 por cento, contra 1,66 por cento no mês anterior. A inflação dos últimos 12 meses situou-se em 27,46 por cento contra os 26,95 por cento registados em Agosto. A taxa de juro, cujas variações podem servir para controlar a evolução da inflação, esteve fixada até Julho de 2014 em 8,75 por cento, após um corte, na altura, de meio ponto percentual, tendo em 2015 aumentado para 9 por cento. Depois, iniciou um ciclo de subidas, com três aumentos só em 2016.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do BNA orientou a primeira reunião do comité
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do BNA orientou a primeira reunião do comité

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola