Jornal de Angola

Combates na Turquia provocam vítimas

-

Pelo menos 30 pessoas morreram durante confrontos registados ontem na região sudeste da Turquia entre as forças de segurança turcas e rebeldes curdos, informou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Entre as vítimas mortais dos confrontos, registados separadame­nte em duas províncias maioritari­amente curdas, constam oito elementos das forças de segurança turcas e 22 rebeldes curdos, segundo o Chefe de Estado t urco durante um discurso na capital do país, Ancara.

Uma das situações ocorreu perto da cidade de Semdinli, na província de Hakkari, que faz fronteira com o Iraque. De acordo com as forças turcas, os militares agiram após terem descoberto um grupo de rebeldes que estaria alegadamen­te a preparar um ataque. No mesmo discurso em Ancara, Recep Tayyip Erdogan indicou que os confrontos na zona de Semdinli ainda não tinham terminado. Fontes militares informaram que durante a operação em Semdinli foi apreendido diverso equipament­o militar, incluindo munições, lançadores de “rockets”, granadas e armas automática­s.

Os outros confrontos entre as forças governamen­tais e os rebeldes curdos tiveram como cenário a província de Tunceli.

Os militantes do Partido dos Trabalhado­res do Curdistão (PKK) lutam desde 1984 pela criação de um Estado autónomo no sudeste da Turquia, zona maioritari­amente curda. Ao longo das últimas três décadas, o conflito matou dezenas de milhares de pessoas.

 ??  ?? MURAT CETIN MUHURDAR | AFP Presidente turco condena actos violentos no sudeste do país
MURAT CETIN MUHURDAR | AFP Presidente turco condena actos violentos no sudeste do país
 ??  ?? NICHOLAS KAMM | AFP
NICHOLAS KAMM | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola