Jornal de Angola

Havana e Bruxelas estão mais próximas

-

A União Europeia e Cuba normalizar­am as relações na quarta-feira com a entrada em vigor de um acordo diplomátic­o entre ambas.

A decisão surge num momento em que o país das Caraíbas precisa de investimen­tos estrangeir­os para dar sustento à abertura económica iniciada recentemen­te e enfrentar novas tensões com o Presidente americano, Donald Trump.

A aplicação provisória do Acordo de Diálogo Político e Cooperação, assinado em 2015, põe fim a um complexo caminho iniciado em 2014 com vista a resolver uma excepção: Cuba era o único país latino-americano que não contava com um acordo deste tipo com a UE.

“Ao invés de um grande fosso de silêncio e de falta de c omunicação entre Havana e a UE, agora há uma ponte para se comunicar, para manter relações políticas e diplomátic­as muito mais intensas”, disse à AFP a relatora do acordo no Parlamento Europeu, Elena Valenciano.

Embora a maioria dos países europeus mantenha relações com Cuba, a postura da UE com a ilha se baseou durante décadas na chamada ‘posição comum de 1996’, que vinculava a cooperação a “melhorias” no âmbito dos direitos humanos. O novo acordo representa um marco jurídico padrão entre a UE e Cuba, “um primeiro passo” nas relações, de acordo com Valenciano, cujos âmbitos abarcam do diálogo político - direitos humanos, migrações - até à cooperação, passando pelas bases para as relações comerciais.

 ??  ?? EMMANUEL DUNAND | AFP Federica Mongherini (à direita) aprova a aproximaçã­o
EMMANUEL DUNAND | AFP Federica Mongherini (à direita) aprova a aproximaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola