Jornal de Angola

Cooperativ­as criam milhares de cacussos

-

Oito mil alevinos de tilápia (cacusso) foram lançados ontem, em 17 tanques da cooperativ­a Tchimanha, na localidade de Mpuela, município de Cacongo, no âmbito do projecto do Executivo angolano de fomento da aquicultur­a no seio das comunidade­s rurais. O projecto conta com o patrocínio da empresa portuária de Cabinda, em parceria com o Ministério das Pescas e do Banco Sol.

O presidente do Conselho de Administra­ção (PCA) da e mpresa p o r t u á r i a d e Cabinda, Manuel Nazareth Neto, entregou cinco toneladas de ração aos aquicultor­es da cooperativ­a, para a alimentaçã­o dos peixes.

A cooperativ­a Tchimanha é composta por 35 famílias que prepararam manualment­e 17 tanques de dez metros de compriment­o e quatro metros de largura cada, com uma profundida­de de 50 a 80 centímetro­s, em que foram lançados 500 alevinos.

Manuel Nazareth Neto adiantou que prevê, dentro de cinco a seis meses, que os 17 tanques possam produzir 174 quilograma­s de peixe cada um, perfazendo um total acima de duas toneladas de cacusso.

Todos os coordenado­res das cooperativ­as terão formação para monitorar, fazer a manutenção dos tanques, alimentar e ver a qualidade da água. O PCA da empresa portuária de Cabinda afirmou que outras aldeias da província também vão beneficiar de apoio ligado à piscicultu­ra, agricultur­a, pecuária, tais como Mpessesse e Buco Socoto.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto tem o apoio do Ministério das Pescas e do Banco Sol
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto tem o apoio do Ministério das Pescas e do Banco Sol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola