Jornal de Angola

Andebolist­as regressam com troféu na bagagem

Campeãs do 1º de Agosto estão desde ontem em Luanda depois do êxito alcançado domingo na cidade de Hammamet

- Teresa Luís

A equipa sénior feminina de andebol do 1 º de Agosto regressou na tarde de ontem a Luanda, após conquistar domingo o quarto título consecutiv­o da Taça dos Clubes Campeões Africanos, na c i d a d e d e Hammamet (Tunísia), numa prova que contou com a participaç­ão de oito equipas.

Na final da prova continenta­l, as militares orientadas pelo dinamarquê­s Morten Soubak derrotaram o As Safax da Tunísia, por 30-17. Com a conquista do quarto troféu, Angola soma 24 taças desta competição.

O Ferroviári­o de Angola conquistou o primeiro título em 1987, na Nigéria. Seis anos depois, o Petro de Luanda venceu a Taça dos Clubes, na Tunísia, feito repetido em 1995 e 97. Decorridos 20 anos, o país detém a hegemonia no sector feminino.

Destacam-se os 19 troféus conquistad­os pelas petrolí- feras, dos quais 17 de forma consecutiv­a. A partir de 2014, na Tunísia, as militares decidiram inverter o curso da história.

As formações da Costa do Marfim venceram em sete edições, Congo Brazzavill­e quatro, Nigéria duas e Egipto uma. A edição de 1980 não foi homologada. Em Hammamet, o 1º de Agosto começou a defesa do título com vitória (27-15) sobre o Vanqueur da RDC.

Na segunda partida da fase de grupos, as agostinas venceram o Bandama, da Costa do Marfim (28-09), e encerraram a primeira etapa com triunfo (29-20) diante do As Sfax, da Tunísia. Nos quartos-de-final derrotaram o África Sport de Abidjan ( 33-14) e na meia-final somaram vitória (23-17) frente ao FAP, dos Camarões.

Ataque goleador

As militares marcaram 170 golos e sofreram 92, com uma média de 28 golos marcados por partida. Antes da competição continenta­l, Morten Soubak aproveitou a disputa do Torneio de Abertura do Campeonato Provincial de Luanda para avaliar o estado do grupo. O regresso de Cristina Branco, Iracelma Silva, Carolina Morais e os reforços de Janeth Santos e Helena Paulo permitiram ao técnico ter mais opções no plantel.

As militares marcaram 170 golos e sofreram 92, com uma média de 28 golos marcados por partida. Antes da competição continenta­l, Morten Soubak aproveitou a disputa do Torneio de Abertura

 ??  ?? JOÃO MANUEL Atletas foram recebidas no aeroporto por membros da direcção presidida por Carlos Hendrick
JOÃO MANUEL Atletas foram recebidas no aeroporto por membros da direcção presidida por Carlos Hendrick

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola