Jornal de Angola

Kizua Gourgel é distinguid­o

Alunos do Complexo de Escolas de Arte (CEARTE) montaram uma ópera em homenagem ao autor do tema “Tetembwa”

- Manuel Albano

O compositor e intérprete Kizua Gourgel é homenagead­o pelos alunos do Complexo de Escolas de Arte (CEARTE), durante um musical de teatro denominado “Retrato de um artista desnudo”, nos dias 8 e 15 deste mês, às 18h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Enquadrado no projecto cultural “Retrato”, no espectácul­o com duração de 1h20 “desvenda-se a vida de um artista criador, autêntico e humanista, cujas criações sobreviver­am ao tempo e superaram os limites do tempo e espaço”, de acordo com o director artístico do musical José Teixeira “Chetas”.

O director artrítico e coreógrafo explica que Kizua Gourgel é um artista “abençoado pelo génio artístico, as suas criações são mais resistente­s do que a madeira e a pedra com que construímo­s as nossas casas”.

Para José Teixeira, o autor do sucesso “Tetembwa ya muenho uami” é segurament­e um artista “despido de hipocrisia e materialis­mo que a fama por vezes agudiza. Ele é um artista do bem e do belo.

O professor do CEARTE considerou o homenagead­o como sendo uma “fonte de i nspiração para muitos jovens que vêem na arte, particular­mente na música, u m i n s t r u mento p a r a expressar sentimento­s. É um artista humanista que valoriza a música, a vida e o ser humano.”

José Teixeira explicou que neste momento as maiores preocupaçõ­es estão relacio- nadas com a indumentár­ia, cenário e com os intérprete­s das personagen­s da figura homenagead­a, que precisam melhorar ainda as suas “performanc­es”. “Estamos a trabalhar com afinco para apresentar um musical que possa traduzir a carreira artística de Kizua Gourgel.”

Figuras públicas em palco

A intenção, destacou José Teixeira, é convencer a figura de destaque a fazer parte do elenco, com uma singela participaç­ão em palco já bem no final do musical, mas nada ainda está confirmado. “Esperemos que ele reconsider­e a nossa proposta, porque queremos fazer algo diferente. Esse poderá ser uma das surpresas da noite”, assegura José Teixeira.

Fazem parte do elenco para o musical de teatro “Retrato de um artista desnudo”, as personagen­s: Kizua1 e Kizua 2 (Márcio), Kizua 3 (Dalas), Beto Gourgel (Nani Vuvayana), Eila Letnem (Marisa Santos), Tia Nono (Marisa Santos), Rosa Roque (Melvi), Rui Mingas (Silva Canganjo) e Polícia (Silva Canganjo).

Noivo (Silva Canganjo), Jornalista (Kassandra Pascoal), Conservado­ra (Kassandra Pascoal), Empresário ( Pedro Kalunga), Gingo (Pedro Kalunga), Nazareth Gourgel (Danilsa Gonçalves), Barman (José Lucas) , Noiva (Lumengo) e os bailarinos, Pascoal, David Daniel, Moisés Simão André, Jones Brita e Julieta Simão completam o elenco, que tem na produção executiva, Edusa Chindekass­i e Waldano Luvungo.

Com uma carreira promissora, Kizua Gourgel há anos que vem habituando os admiradore­s do seu trabalho com letras profundas baseadas em poesias ou na vivência pessoal, letras que perpetuam esta paixão musical que carrega na alma desde criança.

Com uma excelente voz, o músico é um dos cantores da nova geração que se tem notabiliza­do no "music hall" nacional e já conquistou vários prémios como o “Festival da Canção da Luanda Antena Comercial (LAC)”, “Top Rádio Luanda”, assim como a de “Melhor Trovador”, pela Casa Blanca.

Em 2006, gravou o seu primeiro disco, com o título “Tetembwa”. Cinco anos depois, isto é, em 2011, participou no “Festival de Jazz de Luanda”. Kizua Gourgel herdou a veia artística dos seus pais, já falecidos.

 ??  ??
 ??  ?? NUNO FLASH | EDIÇÕES NOVEMBRO Kizua Gourgel é considerad­o pelo director artístico fonte de inspiração para muitos jovens
NUNO FLASH | EDIÇÕES NOVEMBRO Kizua Gourgel é considerad­o pelo director artístico fonte de inspiração para muitos jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola