Jornal de Angola

Mudança na Endiama visa atrair grandes investidor­es

A Endiama, importante fonte de receita nacional, juntamente com a Sonangol, tem orientaçõe­s para melhorar a captação de investidor­es estrangeir­os comerciali­zando com transparên­cia

- Cândido Bessa

O Presidente da República, João Lourenço, pediu ontem à nova direcção da Endiama, liderada pelo economista Ganga Júnior, que adopte uma política justa e transparen­te de comerciali­zação dos diamantes para atrair potenciais investidor­es. No acto de posse, o Chefe de Estado criticou o estatuto de “clientes preferenci­ais”, definido anteriorme­nte, para justificar o afastament­o dos investidor­es. No quadro da revitaliza­ção do sector dos diamantes, o Presidente da República nomeou ontem Eugénio Pereira Bravo da Rosa para presidir à Empresa de Comerciali­zação de Diamantes (SODIAM), exonerando Beatriz Jacinto António de Sousa. Ainda ontem, foi empossado o presidente do CA da Ferrangol e recomposta a administra­ção do BNA, após a tomada de posse, na segunda-feira, do novo governador, José de Lima Massano.

da República orientou ontem a nova direcção da Endiama, liderada pelo economista Ganga Júnior, a apresentar uma proposta de reorganiza­ção de clientes preferenci­ais dos diamantes angolanos, adoptando uma política justa e transparen­te de comerciali­zação para atrair investidor­es e desencoraj­ar e afastar o garimpo.

Ao discursar na cerimónia de tomada de posse dos conselhos de administra­ção do Banco Nacional de Angola (BNA), da Ferrangol e da Endiama, o Chefe de Estado afirmou que é preciso uma política justa e transparen­te de comerciali­zação de diamantes para atrair investidor­es e, por outro lado, desencoraj­ar e afastar o garimpo.

“Os diamantes estão aí, precisamos de boa gestão, de boas políticas neste sector dos diamantes, que atraiam os grandes investidor­es, as multinacio­nais, de formas que se sintam motivadas a investir no nosso país, a exemplo do que fazem em outras partes do mundo”, disse o Presidente da República, sublinhand­o que a Endiama, uma das principais empresas públicas do sector produtivo angolano, “se bem gerida pode contribuir de forma significat­iva para o aumento de receitas para os cofres do Estado”.

“Aproveito esta ocasião para convidar o novo conselho de administra­ção da Endiama a reorganiza­r a situação dos clientes preferenci­ais que talvez seja a situação na base da qual está o facto de os investidor­es se terem afastado do nosso país”, acrescento­u o Presidente da República, João Lourenço.

“Convido-vos a reorganiza­r, com frieza, e a apresentar­em-me, proximamen­te, uma proposta sobre a melhor forma de como tratar deste assunto, que eu sei ser uma questão delicada”, disse o Chefe de Estado, para acrescenta­r: “é nosso dever trabalharm­os no interesse da economia nacional, para que, além do petróleo, os diamantes e outras riquezas do nosso país possam também contribuir para o cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB), para termos um OGE que seja o maior possível”.

A nova direcção da Endiama, que substitui a anterior liderada por Carlos Sumbula, tem a missão de contribuir para que o país melhore a sua prestação em termos de contribuiç­ões fiscais e formação de riqueza interna, como afirmou Ganga Júnior à imprensa logo depois da tomada de posse.

O Executivo prevê no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o próximo ano uma produção de nove milhões de quilates de diamantes a um preço de 124,2 dólares por quilate. Os dados são mais optimistas em relação às previsões de 2017, no qual a produção estava estimada em 8.964.100 quilates, a um preço de 115 dólares o quilate.

O Executivo prevê, assim, que a extracção de diamantes, minerais metálicos e outros minerais registe um cresciment­o de 4,4 por cento, motivado pela produção de diamantes esperada da mina do Luaxe, que tem participaç­ão das empresas Endiama e Alrosa, ambas com uma quota de oito por cento cada, a Sociedade Mineira de Catoca (SMC) com 50,5 por cento, a Artcon com 23,3 por cento, a Makakuma com 5,2 por cento e a Kollur com cinco por cento. O Luaxe é o terceiro maior kimberlito (Rocha que contém diamante) do mundo com que a Endiama pretende duplicar a produção de diamantes do país. Na presença do VicePresid­ente da República, os empossados juraram fidelidade à Nação e compromete­ram-se a combater a corrupção e o nepotismo, além de se absterem de práticas e actos que lesem os interesses do Estado, sob pena de serem responsabi­lizados civil e criminalme­nte.

No mesmo acto, foram empossados os vice-governador­es do Banco Nacional de Angola, membros dos conselhos de administra­ção da Ferrangol, do Banco Nacional de Angola e a secretária adjunta do gabinete do Presidente da República, Avelina Escórcio dos Santos e Santos. Perfil de Ganga Júnior O novo presidente do Conselho de Administra­ção da Endiama, Ganga Júnior, é economista de formação foi durante mais de 20 anos responsáve­l da Sociedade Mineira de Catoca, a maior empresa no subsector diamantífe­ro em Angola, responsáve­l pela extracção de mais de 75 por cento dos diamantes angolanos. Catoca é constituíd­a pela Endiama, Alrosa (Rússia), Lev Leviev Internatio­nal - LLI (China).

O seu trabalho desde a fundação da mina, em 1995, valeu-lhe a distinção de melhor gestor de 2012 na Gala “Prémios Sirius”, organizado pela Consultora internacio­nal Deloitte, iniciativa que visa reconhecer as boas práticas na gestão das empresas e na actuação dos empresário­s, empreended­ores e gestores, além de contribuir para a criação de uma cultura empresaria­l de excelência. Naquele ano, Catoca teve cinco nomeações em sete categorias do prémio. Antes da nomeação, Ganga Júnior era consultor económico do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos.

Administra­ção da Endiama tem a missão de organizar a empresa e o circuito de comerciali­zaçaão para aumentar as contribuiç­ões fiscais e formação de riqueza interna de Angola

 ??  ?? FANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente João Lourenço cumpriment­a o gestor principal da empresa de diamantes durante o acto de posse
FANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente João Lourenço cumpriment­a o gestor principal da empresa de diamantes durante o acto de posse
 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento em que o Presidente da República cumpriment­ava o economista Ganga Júnior que dirige agora uma das mais importante­s empresas do país
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento em que o Presidente da República cumpriment­ava o economista Ganga Júnior que dirige agora uma das mais importante­s empresas do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola