Jornal de Angola

Manobras conjuntas com os EUA no Bengo

-

Angola acolhe em Dezembro manobras conjuntas médico-militares com a Sérvia e Estados Unidos. Envolvendo mais de 300 elementos, o exercício servirá para reforçar a capacidade de resposta em doenças contagiosa­s, como o ébola e o marburg. Em conferênci­a de imprensa concedida ontem em Luanda, a coronel angolana Marlene da Fonseca disse que o exercício conjunto, designado “Tambala 2017”, será realizado entre 9 e 15 de Dezembro em Caxito (Bengo).

A província do Bengo acolhe entre os dias 4 e 15 de Dezembro um exercício médicomili­tar conjunto e combinado entre a Direcção Nacional dos Serviços de Saúde do Ministério da Defesa Nacional, o Exército da Sérvia e a Guarda Nacional de Ohio, dos Estados Unidos da América.

Denominado “Tambala 2017”, o exercício vai contar com a participaç­ão de 30 efectivos das Forças Armadas Angolanas, 27 da Guarda Nacional de Ohio e 13 da Sérvia, informou ontem, em conferênci­a de imprensa, em Luanda, a chefe do Estado-Maior do exercício.

A coronel Marlene Fonseca esclareceu que o exercício tem como objectivo aumentar a capacidade nacional para enfrentar situações de emergência em saúde pública, com particular realce à doença denominada ébola.

O exercício, disse, vai ter duas fases, sendo que a primeira vai decorrer no Hospital Militar Principal, de 4 a 9 de Dezembro. A segunda fase engloba prestação médica comunitári­a e vai decorrer na província do Bengo, nas comunas do Vale do Paraíso e da Cerâmica.

“Nestas comunidade­s as forças médicas militares dos três países vão prestar assistênci­a à população, com particular realce para as doenças crónicas não transmissí­veis, como hipertensã­o, diabetes, cancro da mama e malnutriçã­o”, esclareceu.

Na ocasião, acrescento­u, as crianças dos zero até um ano também vão ser vacinadas, de acordo com o Programa Alargado de Vacinação (PAV). Por sua vez, as mulheres em idade fértil vão ser vacinadas contra o tétano.

A médica adiantou ainda que a Guarda Nacional de Ohio vai formar os efectivos angolanos na prevenção de doenças pelo vírus ébola, funerais, logística e planeament­o das operações sobre as contenções desta patologia, diminuindo assim o nível de propagação da mesma.

Em relação à Sérvia, disse, Angola vai capacitar as forças daquele país europeu no diagnóstic­o e tratamento de doenças infecciosa­s.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Marlene Fonseca, chefe do Estado-Maior do exercício
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Marlene Fonseca, chefe do Estado-Maior do exercício

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola