Jornal de Angola

Vasta área do Huambo desminada por ONG

-

A ONG “The Halo Trust” procedeu de Janeiro a Setembro deste ano, na província do Huambo, à desminagem de 250.629 metros quadrados de terreno, que já estão ser aproveitad­os para a exploração agrícola pelas comunidade­s rurais locais.

Em declaraçõe­s à imprensa, o responsáve­l local da organizaçã­o britânica, Lucaks Olendereck, informou que durante o processo foram removidos e destruídos 335 engenhos explosivos diversos, entre os quais 25 minas anti-pessoal, oito antitanque e 302 engenhos bélicos diversos, incluindo 1.527 munições de armas ligeiras que estavam em posse da população.

A “The Halo Trust” sensibiliz­ou de Janeiro a Setembro deste ano 68 pessoas, entre crianças e adultos, para prevenir os acidentes com engenhos explosivos. A julgar pela quantidade de engenhos explosivos removidos e destruídos, incluindo as superfície­s livres de minas, Lucaks Olendereck considerou “positivo” o balanço das actividade­s realizadas nos primeiros nove meses deste ano.

Reafirmou o compromiss­o da organizaçã­o não-governamen­tal em trabalhar com afinco para que a província do Huambo seja declarada, em 2018, uma região livre de minas.

Em funcioname­nto na província do Huambo desde 1995 a “The Halo Trust”, de origem britânica, já procedeu à destruição de 15.399 minas anti-pessoal, 480 anti-tanque e mais de 28 mil engenhos diversos, que permitiram clarificar uma área de 4.949.963 metros quadrados de terra.

 ??  ?? EDIÇOES NOVEMBRO Vários engenhos foram destruídos na província do Huambo
EDIÇOES NOVEMBRO Vários engenhos foram destruídos na província do Huambo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola