Jornal de Angola

Dhlakama admite acordo com Governo

-

O líder da Renamo (principal partido da oposição moçambican­o), Afonso Dhlakama, admitiu assinar um acordo político com o Presidente da República, Filipe Nyusi, até ao final de Novembro corrente, sobre a eleição dos governador­es provinciai­s.

Segundo o líder político, citado pela comunicaçã­o social, a Comissão Mista que está a negociar o assunto deverá produzir “em breve” um documento de consenso, que deverá ser analisado numa reunião entre ambos.

“Se acharmos que de facto as coisas estão bem” nesse documento, “rubricarem­os um acordo político”, acrescento­u, sendo o processo depois encaminhad­o para apreciação da Assembleia da República.

Além de ficar definida a forma de eleição dos governador­es, o acordo deverá incluir também “uma revisão pontual da Constituiç­ão, para permitir que os poderes do Presidente da República, de nomear os governador­es, sejam extintos” e substituíd­os pela votação para o cargo.

A descentral­ização é um dos temas das negociaçõe­s de paz entre o Governo e a Renamo, a par da integração dos efectivos do braço armado da oposição nas forças armadas nacionais.

As negociaçõe­s para um novo acordo de paz em Moçambique ganharam alento a 6 de Agosto último, com a deslocação do Presidente Filipe Nyusi à Serra da Gorongosa, onde teve um encontro de cerca de duas horas com Afonso Dhlakama.

O gesto do Chefe de Estado moçambican­o foi aplaudido por vários cidadãos, incluindo o próprio líder da Renamo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola