Jornal de Angola

Novo grupo rebelde reivindica atentado

-

Um grupo rebelde desconheci­do até agora reivindico­u ontem a autoria de uma emboscada contra a Polícia egípcia, cometida há duas semanas na região dos oásis do deserto ocidental, na qual morreram pelo menos 16 militares.

O grupo, que se denominou Seguidores do Islão, reivindico­u o atentado num comunicado divulgado em fóruns rebeldes e redes sociais, cuja autenticid­ade não pôde ser confirmada.

Segundo o relato, os terrorista­s atacaram um grupo de veículos blindados com projécteis RPG e depois dispararam contra os polícias, tendo causado várias baixas entre os agentes, cujo número não especifico­u.

Também assegurou ter capturado um oficial e vários soldados, os quais pôs em liberdade depois de os convidar a “arrepender-se” por combaterem os rebeldes.

O grupo admitiu que no tiroteio, ocorrido no passado dia 20 de Outubro, perdeu um homem e nas operações militares efectuadas pelo exército egípcio, nos últimos dias, morreram vários combatente­s, incluindo um comandante identifica­do como Abu Hatem Amad al Din Abdelhamid.

Na emboscada, morreram pelo menos 16 polícias, segundo números oficiais, embora informaçõe­s não confirmada­s tenham assinalado que o número de falecidos pode ter superado os 50. Na passada terça-feira, as Forças Armadas Egípcias anunciaram o resgate do oficial de Polícia Mohammed al Hais, sequestrad­o durante a emboscada. As forças armadas fizeram uma série de operações no deserto a oeste do Cairo para atacar o grupo responsáve­l pelo atentado, que não foi identifica­do por nenhuma fonte oficial. As Forças Armadas Egípcias eliminaram “elementos terrorista­s” que fugiram após um ataque na estrada dos oásis, anunciou a televisão estatal egípcia, indicando que tropas apoiadas por uma cobertura aérea continuava­m operações de patrulha nas zonas desérticas.

 ??  ?? KHALED DESOUKI | AFP Forças Armadas do Egipto voltam a ser alvo de emboscada
KHALED DESOUKI | AFP Forças Armadas do Egipto voltam a ser alvo de emboscada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola