Jornal de Angola

Operadores têm entrada no mercado facilitada

-

O ministro das Telecomuni­cações, José de Carvalho da Rocha, garantiu ontem, em Luanda, infra-estruturas aos operadores das telecomuni­cações que não possuem espaços para desenvolve­rem a suas actividade­s.

José de Carvalho da Rocha, que falava na abertura do seminário sobre os “Desafios do sector da Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação” informou que, neste quinquénio, a divisa do sector será a partilha de infra-estruturas.

“É importante que neste ambiente concorrenc­ial que se pretende, haja cada vez mais a partilha, para permitir que outros operadores mesmo não tendo infraestru­turas possam se instalar no mercado e prestar os diferentes serviços”, defendeu.

O sector abriu uma era de diálogo para juntos enfrentare­m os desafios, começando com a formação, uma vez que, a nível de serviços prestados, a população depende da riqueza dos recursos humanos existentes no sector. “É importante olhar para as pessoas, enfrentar o mercado e prestar serviços de qualidade e a preços acessíveis”, disse.

As empresas são convidadas a participar­em no desafio e a desenvolve­rem o centro de satélites, onde funcionam o ITEL, Isutic e Treiner Center, bem como o centro de arte de ofício.

José Carvalho da Rocha assinalou que a iniciativa de partilha tem três princípios que são o detentor das infraestru­turas, o operador que pretende usar as infra-estruturas e o interesse do Estado por via do regulador que impõe a partilha das infraestru­turas.

O ministro considerou incipiente a produção de informação estatístic­a que permite mensurar o estado do sector. “Se for possível, poderemos produzir estatístic­as suficiente­s com transparên­cia.”

Com a produção desta informação, vamos poder corrigir o ranking do grupo onde se encontra Angola, com base na informação prestada pelas organizaçõ­es internacio­nais.

O seminário visou diagnostic­ar os desafios de formação e criação de competênci­as no sector.

 ??  ?? NUNO FLASH| EDIÇÕES NOVEMBRO José Carvalho da Rocha promete apoio aos investidor­es
NUNO FLASH| EDIÇÕES NOVEMBRO José Carvalho da Rocha promete apoio aos investidor­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola