Jornal de Angola

Preço do barril de petróleo mantém ritmo crescente

-

de ontem (horário de Luanda), o petróleo WTI para Dezembro subia 0,50 por cento, a 54,81 dólares o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o brent para Janeiro avançava 0,26 por cento, a 60,80 dólares o barril, na ICE. “Nós temos visto o cresciment­o global claramente mais forte do que esperaríam­os 12 meses antes”, afirmou Jason Thomas, director de pesquisas do Carlyle Group.

“Não é apenas o cresciment­o mais forte, é o cresciment­o mais forte em áreas que consomem petróleo”, como comércio e indústria, acrescento­u. Os preços do petróleo avançam mais de 15 por cento desde o início de Setembro, o melhor bimestre dos hidrocarbo­netos em mais de um ano.

Na quinta-feira, o barril do WTI já atingiu o máximo desde Julho de 2015. O brent rompeu a barreira dos 60 dólares o barril, em reacção também a sinais de um esforço coordenado da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) e de outros grandes países do sector no seu acordo para conter a produção.

O cresciment­o global tem sido apoiado pelo mercado de acções dos EUA, que atingiu novos recordes neste ano. Trata-se de uma grande reacção dos preços do petróleo, que caíram mais de 20 por cento desde Fevereiro até Junho, perante dúvidas sobre o esforço da OPEP. A procura por gasolina nos EUA está em máximos recordes.

A procura por diesel, por sua vez, tem mostrado força na Europa, na América Latina e na Índia, segundo Ebele Kemery, director de investimen­tos em energia do JP Morgan Asset Management.

Kemery aponta que os preços estão no fim da margem prevista.

 ??  ?? Às 12h00
Às 12h00

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola