Jornal de Angola

Começa hoje a última etapa da vacinação

Última fase, que é lançada em Samba Cajú e vai até ao dia 15 de Novembro, abarca 43 municípios de 11 províncias

-

Começa hoje a nona e última fase da campanha de vacinação massiva contra a febreamare­la, que se estenderá até ao dia 15 de Novembro. O acto de lançamento desta fase tem lugar no município de Samba Caju, no CuanzaNort­e, com a participaç­ão do Ministério da Saúde (Minsa), Governo da Província do Cuanza-Norte, parceiros das Nações Unidas e outras entidades.

Nesta fase, as autoridade­s sanitárias pretendem vacinar 2.485.777 pessoas de 43 municípios de 11 províncias, nomeadamen­te: Bengo, Bié, Huíla, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe e Uíge.

Um comunicado de imprensa do Ministério da Saúde refere que, apesar de a vacinação em grande escala ser um êxito e o país não ter registado novos casos desde 23 de Junho de 2016 e uma vez completada a vacinação nacional, Angola terá desta maneira todos os municípios com cobertura.

“As novas crianças nascidas devem ser protegidas mediante a vacinação de rotina do Programa Alargado de Vacinação”, sublinha o documento do Minsa, que elucida que uma dose única de vacina protege contra a febre-amarela.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apela a todos os cidadãos, famílias e comunidade­s dos municípios ainda não vacinados para aderirem à vacinação, devendo cada um dirigir-se ao posto de vacinação mais próximo da sua residência e certificar- se de que recebeu o cartão de vacinação depois de apanhar a vacina.

Os 43 municípios a vacinar incluem 41 ainda não vacinados nas 8 fases anteriores pela escassez de vacina contra a febre-amarela no mercado mundial e dois municípios que realizarão a vacinação de “repescagem” para melhorar a cobertura vacinal das anteriores fases.

Com esta última fase da campanha, se encerra o ciclo de consolidaç­ão do controlo da epidemia de febre-amarela que em 2015/2016 afectou 16 das 18 províncias.

Desde 2 de Fevereiro de 2016, quando a vacinação maciça contra a febre-amarela começou, até à presente data, o número total de pessoas maiores de 6 meses de idade vacinadas contra a febre-Amarela é de 21.347.835 de 123 municípios/distritos.

Consideran­do a meta nacional de 25.955.620 pessoas a vacinar contra a febreamare­la estabeleci­da com base no censo de 2014, salienta o comunicado do Minsa, a cobertura nacional actual é de 82 por cento. Com a conclusão da nona fase se espera atingir 23.833.612 pessoas (91 por cento da população alvo nacional).

Oferta de viaturas

A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) entregou na quarta-feira um lote de 11 viaturas ao Ministério da Saúde para apoiar a intensific­ação da vacinação de rotina em áreas de baixa cobertura vacinal e expandir as actividade­s do Programa Alargado de Vacinação em Angola.

As viaturas, que foram adquiridas com fundos da Aliança Mundial de Vacinas e da Imunização (Gavi), têm custos avaliados em 320 mil dólares. Os meios vão apoiar igualmente a última fase da campanha de vacinação contra a febre-amarela que Angola implementa a partir de hoje.

Com este donativo, elevase para 13 o número de viaturas entregues desde o principio deste ano ao Ministério da Saúde pela OMS, com o propósito de apoiar as actividade­s de vacinação e o controlo de doenças.

Em Julho de 2017, a Organizaçã­o Mundial da Saúde entregou duas viaturas e 30 motorizada­s ao Ministério da Saúde angolano com o objectivo de reforçar o Sistema Nacional de Saúde e facilitar um melhor desempenho dos profission­ais e agentes de saúde a nível nacional, provincial e municipal, nomeadamen­te nas actividade­s de vigilância epidemioló­gica, vacinação de rotina e mapeamento das doenças tropicais negligenci­adas em áreas remotas.

Com esta última fase da campanha, encerra-se o ciclo de consolidaç­ão do controlo da epidemia de febre-amarela que em 2015/2016 afectou 16 das 18 províncias do País

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Municípios que ainda não foram abrangidos vão durante quinze dias ter acesso à vacina
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Municípios que ainda não foram abrangidos vão durante quinze dias ter acesso à vacina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola