Jornal de Angola

Cimeira mundial apela ao tratamento

-

Depois de três dias de discussões sobre estratégia­s globais contra a doença, a segunda Cimeira Mundial sobre as Hepatites, que decorreu em São Paulo, Brasil, solicitou ontem mais prevenção e tratamento para os 52 milhões de crianças que sofrem com a enfermidad­e.

"As crianças estão a sofrer uma grande carga de hepatite viral e as consequênc­ias para a saúde pública são enormes", alertou Raquel Peck, da Aliança Mundial contra a Hepatite, num documento enviado à imprensa. "A maioria dos bebês e crianças infectadas não foi diagnostic­ada, priorizada ou tratada de forma efetiva", completou, a respeito da doença que mata 1,3 milhão de pessoas por ano.

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por um vírus. Há cinco tipos. A hepatite B e a C são responsáve­is por mais da metade de todos os novos casos de cancro de fígado, segundo dados da OMS.

Dos 325 milhões de casos confirmado­s no mundo, 52 milhões são menores de idade, uma quantidade muito superior a de crianças infectadas com o vírus da sida no planeta (2,1 milhões), de acordo com os números divulgados na cimeira.

Transmitid­a em muitos casos da mãe para o filho, a maioria das crianças sofre com o tipo B, mas os especialis­tas alertam para o aumento dos diagnóstic­os infantis de hepatite C, para a qual não existe vacina, cujo avanço preocupa devido à falta de prevenção e programas de controlo para mulheres portadoras e em idade reprodutiv­a.

Quatro milhões de crianças vivem com hepatite C, que pode ser curada, e 48 milhões com hepatite B, que tem uma vacina. Cerca de 84 por cento dos países oferecem vacinas.

 ??  ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alguns tipos de hepatite têm cura e podem ser prevenidas
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alguns tipos de hepatite têm cura e podem ser prevenidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola