Jornal de Angola

A voz humana

-

A voz humana consiste no som produzido pelo ser humano usando as suas cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar e gritar. A sua frequência varia entre 50 e 3.400 hz.

De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividid­o em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articulado­res - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustíve­l para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transforma­m esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom. Os articulado­res articulam e filtram o som emanado pela laringe e, até certo ponto, podem interagir com o fluxo de ar para o fortalecer ou enfraquece­r como a fonte do som.

As pregas vocais e os articulado­res são capazes de produzir sons altamente intrincado­s. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade. Os cantores usam a voz humana como um instrument­o para criar música.

A voz é produzida quando o ar respiratór­io (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais e, por comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendoas vibrarem. Esse mecanismo assemelha-se ao balão, quando o secamos, apertando a sua “boca”, provocando um ruído agudo, fruto da vibração da borracha.

O ar expiratóri­o, que faz as pregas vocais vibrarem, vai-se modificand­o e os sons vão-se articuland­o (vogais e consoantes). Depois, emitidos pela boca, criam a onda sonora que vai atingir a cóclea do ouvinte. Então, a voz é ouvida.

As pregas vocais vibram muito rapidament­e. Nos homens, esse número de ciclos vibratório­s fica em torno de 125 vezes num segundo. Na mulher, que tem voz, geralmente, mais aguda, o número aumenta para 250 vezes por segundo. A essa caracterís­tica damos o nome de frequência. As pregas vocais do homem têm mais massa e são menos esticadas que as da mulher (como no violão, as cordas mais esticadas são mais agudas e vibram mais que as cordas mais graves).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola