Jornal de Angola

Companhias de teatro promovem a literatura

- Roque Silva

A promoção da literatura nacional e o cultivo de hábitos de pesquisa e de leitura são os propósitos da sexta edição do Festival de Teatro Universitá­rio, que encerra amanhã à noite, na Liga Africana, em Luanda, com a entrega de troféus às companhias que mais se destacarem.

O festival decorre desde quinta-feira sob o lema “Um livro, uma história, uma paixão” e fomenta a representa­ção e reprodução em palco de livros de autores angolanos.

O certame tem a participaç­ão de oito companhias, quatro profission­ais e igual número são grupos em representa­ção de universida­des, sendo que estas últimas são as únicas em competição.

A companhia de teatro da Universida­de Jean Piaget apresenta, hoje, às 19h30, a peça “Uanga”, adaptada do livro homónimo de Óscar Ribas, enquanto o núcleo de teatro da Universida­de Agostinho Neto exibe, às 20h30, o espectácul­o “Temas e Cânticos de Neto”, inspirado nos poemas do livro “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto. O núcleo de teatro da Universida­de José Eduardo dos Santos, do Bié, apresenta amanhã, às 18h00, o drama “Kuito, 1992”.

A Associação de Teatro da Universida­de Católica de Angola concorre com a peça “Um Amor Para Toda Vida”, inspirado na prosa “O Planalto e a Estepe”, de Pepetela.

O júri é presidido pelo professor Africano Kangombe e os critérios de avaliação para encontrar os três primeiros classifica­dos e os melhores actores são: a cenografia, sonoplasti­a e a capacidade de representa­ção.

As companhias profission­ais participam na qualidade de convidadas e entre elas constam o Olombangue, do Bié, que apresenta, amanhã, a peça “Morto Vivo”, o grupo Projecto Vela Angola com “Falácia, Erros de pensamento”, Protevida com “Os Livros Devem Ser Queimados” e o Monte Sinai que apresentou “Neto Em Eterna Saudade”.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Actores do Protevida participam no festival como convidados
EDIÇÕES NOVEMBRO Actores do Protevida participam no festival como convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola