Jornal de Angola

Angolanos procuram melhorar prestação

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional começa a competir hoje, no Campeonato do Mundo de Pesca de Lançamento de Costa, que vai decorrer até ao dia 11, no mar de Cape Town, África do Sul.

É a segunda participaç­ão da equipa nacional depois de um longo período de ausência, oito anos, daí a falta de experiênci­a em provas do género, por isso foram definidos objectivos modestos, contrariam­ente ao seu estatuto no Campeonato do Mundo de Pesca de Auto Mar “Big Game”, onde já conquistou cinco títulos.

Abraim Silva, um dos selecciona­dos pelo técnico Fernando Ferreira, disse que as expectativ­as são boas, apesar da inexperiên­cia em torneios internacio­nais de pesca.

“Praticamos esta modalidade cá no país há muitos anos. Os sul-africanos conhecem bem o seu mar , assim como os locais onde se encontra o pescado. Vamos à descoberta. A Namíbia também leva vantagem em relação a nós. Está ali perto e tem mais conhecimen­to”, atalhou confiante.

Espécies raras

João Tavira Lopes, outro integrante do combinado nacional, disse que o mar sul-africano tem espécies que não se encontram na costa angolana. Algumas são mais pequenas em comparação com as existentes no país, mas não especifico­u.

“Isso quer dizer que vamos ter de nos habituar aos peixes de menor porte, o que implica uma mudança no material a ser usado para as capturas”, revelou.

No grupo que se encontra desde ontem na África do Sul, estão igualmente os pescadores Marco Couto, Carlos Louro, José Mateus e Stephan Souto-Mayor. O presidente da Federação, Fernando Santos, chefia a caravana.

Partipam igualmente as selecções do Brasil, Portugal, Alemanha, Escócia, Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Holanda, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Tunísia, Paraguai, Pais de Gales e França.

 ??  ?? PIERRE-PHILIPPE MARCOU . AFP Pescadores angolanos estão em desvantage­m na prova
PIERRE-PHILIPPE MARCOU . AFP Pescadores angolanos estão em desvantage­m na prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola