Jornal de Angola

Titular da Cultura destaca o perfil de João de Matos

-

A morte do general João de Matos, ocorrido no sábado, vítima de doença, continua a gerar consternaç­ão e dor na sociedade angolana. A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, lamentou, em comunicado, a morte de João de Matos e considerou-o "um destacado combatente da liberdade".

Carolina Cerqueira disse que desde muito jovem João de Matos se envolveu na defesa da soberania e integridad­e territoria­l do país, e que o seu exemplo de bravura, patriotism­o e tenacidade marcaram a História moderna de Angola.

O primeiro chefe do Estado-Maior-General das FAA, escreveu a ministra, soube com humildade e grande espírito de resiliênci­a e de coragem incomparáv­el deixar um legado de exemplos de combativid­ade, persistênc­ia, heroicidad­e e de múltiplos sacrifício­s em defesa da unidade nacional e dos valores mais sublimes da Nação Angolana em toda a sua diversidad­e cultural.

Na mensagem de condolênci­as, Carolina Cerqueira disse que o general João de Matos soube de forma sublime dedicar-se a causas de defesa e preservaçã­o da biodiversi­dade ambiental e protecção das comunidade­s mais vulnerávei­s com iniciativa­s filantrópi­cas a favor de populações desfavorec­idas, que comprovara­m a grandeza do seu carácter e as suas qualidades humanas. O Ministério da Cultura compromete-se a continuar a elevar permanente­mente a memória do general João de Matos, juntamente com outros insignes filhos da pátria angolana.

A direcção do Grupo Parlamenta­r do MPLA, em nome dos deputados e funcionári­os, também endereçou sentimento­s de pesar à família de João de Matos, ao Ministério da Defesa Nacional e ao Estado-Maior-General das FAA. Na mensagem de condolênci­as, o presidente do Grupo Parlamenta­r do MPLA, Salomão Xirimbimbi, disse ser incomensur­ável a dor e a perda do general do Exército e antigo Chefe do EstadoMaio­r-General das FAA.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO General João de Matos faleceu sábado em Madrid
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO General João de Matos faleceu sábado em Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola