Jornal de Angola

Superlotaç­ão nas cadeias com dias contados

-

estão a ser construída­s 11 cadeias e que vão permitir desafogar a superlotaç­ão. O ministro do Interior afirmou que, com a vigilância adoptada pela Inspecção da Administra­ção do Estado, muitos dirigentes vão parar a estes estabeleci­mentos penitenciá­rios, caso se apropriare­m do dinheiro do Estado.

O ministro aconselhou os jovens a procurarem dedicarse a actividade­s socialment­e útil e ganharem a vida com mais responsabi­lidade e sem pressa. Muitos crimes violentos que ocorrem no país são cometidos por estrangeir­os. Estes selecciona­m as vítimas, maioritari­amente senhoras. O ministro citou vários exemplos de crimes violentos cometidos por estrangeir­os como o caso dos cidadãos nigerianos já detidos por acções violentas.

A criminalid­ade em Luanda não é alta, disse o ministro, que defendeu maior investimen­to no policiamen­to de proximidad­e. Os comandante­s municipais devem redobrar esforços junto da comunidade no sentido de encontrare­m as soluções adequadas para dar resposta as preocupaçõ­es dos cidadãos relacionad­as com a segurança pública.

O ministro pediu maior denúncia dos munícipes para com os vizinhos, amigos que se dedicam a actividade­s marginais no sentido de se inverter o quadro da criminalid­ade.

O ministro explicou que muitos cidadãos que cometem crimes são menores pelo que são detidos e soltos, situação que leva muitas vezes os cidadãos a não denunciare­m alguns crimes.

O ministro criticou também a atitude de muitas seitas religiosas que em sua opinião estão mais interessad­as em extorquir dinheiro do pacato cidadão. A cidade cosmopolit­a de Luanda é uma urbe com uma superfície de 18.826 quilómetro­s quadrados e uma população de sete milhões de habitantes, com nove municípios.

 ??  ?? No país
No país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola