Jornal de Angola

Edgar Lungu adverte juristas sobre mandato

-

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, advertiu os juizes do Tribunal Constituci­onal zambiano para não tentarem impedi-lo de concorrer para mais um mandato na liderança do país.

O Presidente Lungu disse aos seus apoiantes que os juristas poderão mergulhar o país no caos se tomarem qualquer decisão aventureir­a, segundo escrevem os jornais zambianos “Zambia Daily Mail” e “Times of Zambia”.

Membros do partido Frente Patriótica, no poder neste país da África Austral, pediram ao Tribunal Supremo zambiano para confirmar que Lungu é elegível nas presidenci­ais de 2021. Opositores ao partido governamen­tal zambiano acautelam a possibilid­ade de isso poder violar a Constituiç­ão, que impede líderes de concorrere­m a três mandatos. Edgar Lungu argumenta que o seu primeiro período na liderança do país não se pode contar, por ter sido indicado sem que houvesse eleição, na sequência da morte do Presidente Michael Sata, ocorrida em Outubro de 2014. Lungu afirmou possuir informaçõe­s segundo as quais alguns juristas estavam a considerar impedi-lo de concorrer às próximas presidenci­ais.

“Advirto os juristas, porque tenho informaçõe­s que indicam que alguns querem ser aventureir­os”, disse Lungu, sublinhand­o que essa aventura não deverá mergulhar o país em caos.m Até agora, não há qualquer comentário do Tribunal Supremo zambiano sobre a advertênci­a de Lungu. O tribunal espera reunir-se a 16 deste mês para abordar a questão das próximas eleições zambianas.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTY | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente zambiano declara que é elegível para 2021
ROGÉRIO TUTY | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente zambiano declara que é elegível para 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola