Jornal de Angola

Grupo parlamenta­r pede lista de hackers

-

Uma comissão parlamenta­r britânica solicitou ontem ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, uma lista das contas de utilizador­es russos suspeitos de ingerência no processo democrátic­o no Reino Unido.

A comissão responsáve­l por Assuntos Digitais, Cultura, Imprensa e desporto (DCMS) fez o pedido depois da ida do director jurídico do Twitter, Sean Edgett, ao Congresso norte-americano na semana passada.

Segundo a comissão DCMS, Edgett explicou nesse comparecim­ento que o Twitter contabiliz­ou 2.752 contas relacionad­as à Internet Research Agency, uma empresa de São Petersburg­o ligada aos serviços secretos russos e acusada de ter publicado milhares de mensagens para influencia­r as eleições presidenci­ais americanas de 2016. “Depois ficou claro que algumas dessas contas também mostravam conteúdos relacionad­os com a política britânica”, escreve o presidente da comissão parlamenta­r, Damian Collins, na carta dirigida a Jack Dorsey. “Qualquer ingerência de actores estrangeir­os no processo democrátic­o do Reino Unido é claramente um assunto grave”, acrescento­u.

“Peço ao Twitter que entregue à comissão uma lista das contas vinculadas à Rússia que foram suprimidas”, completou.

Collins enviou, em 19 de Outubro deste ano, um pedido similar ao criador do Facebook, Mark Zuckerberg, exigindo informaçõe­s sobre algumas contas russas activas durante o referendo sobre o Brexit de 23 de Junho de 2016 e durante as eleições legislativ­as de 8 de Junho de 2017, que dificultar­am a polícia.

 ??  ?? PRU| AFP Deputados querem agir legalmente contra os hackers russos
PRU| AFP Deputados querem agir legalmente contra os hackers russos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola