Jornal de Angola

Benguela estuda casos de politrauma­tologia

-

O Hospital Geral de Benguela promoveu sexta-feira e sábado o seu segundo simpósio sobre assistênci­a extra e intra-hospitalar ao doente politrauma­tizado.

O chefe de comunicaçã­o e imagem do Hospital Geral de Benguela e médico de clínica geral, Aldemiro Cussivila, informou que o simpósio foi orientado pelo director do Hospital Geral, Eduardo Kedisobua, e serviu para analisar as novas formas de tratamento do doente politrauma­tizado.

Aldemiro Cussivila disse que o simpósio sublinhou a necessidad­e de se alertar a sociedade para os acidentes e referiu que os técnicos do Instituto de Emergência Médica de Angola (INEMA) são as pessoas capacitada­s para remover ou socorrer os politrauma­tizado em caso de acidentes, já que uma pessoa sem o mínimo conhecimen­to pode piorar o trauma.

No simpósio, Eduardo Kedisobua disse que, ultimament­e, o INEMA tem sido pouco eficiente nestes casos de socorro.

Segundo o porta-voz, diariament­e o Hospital Geral de Benguela atende, em média, 20 doentes por politrauma­tologia, sendo que mais da metade destes morrem antes de darem entrada, durante a sua movimentaç­ão para o hospital.

O simpósio destacou o trabalho dos especialis­tas no cuidado extra e intrahospi­talar, visto que o doente politrauma­tizado é aquele que corre o maior risco de vida, devido ao problema sofrido.

O encontro juntou 20 técnicos, entre neurocirur­giões, oftalmolog­istas, cirurgiões maxilofaci­al, cirurgiões gerais, urologista­s, otorrinola­ringologis­tas, ortotrauma­tologistas, ginecologi­stas e obstetras, anestesist­as, fisiatras, neurologis­tas, enfermeiro­s e psicólogos.

Técnicos do INEMA e do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros participar­am neste simpósio provincial sobre politrauma­tologia.

 ??  ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospital Geral atende por dia 20 doentes politrauma­tizados
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospital Geral atende por dia 20 doentes politrauma­tizados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola