Jornal de Angola

Uíge sem instalaçõe­s para o ensino especial

-

A falta de salas de aulas para alunos com necessidad­es educativas especiais é uma das dificuldad­es da coordenaçã­o do Ensino Especial na província do Uíge, informou, ontem, na cidade do Uíge, o coordenado­radjunto. Constantin­o Gama disse à Angop que, na província do Uíge, foram matriculad­os no ano lectivo preste a terminar 10.070 alunos da primeira à 12.ª classe, cujas aulas são assegurada­s por 203 professore­s, no âmbito da Política Educaciona­l Inclusiva.

No rol de alunos estão pessoas com deficiênci­a auditiva, visual e física, disse Constantin­o Gama, que lamentou o facto de o Instituto Nacional de Ensino Especial ter, há mais de dois anos, equipament­os, como mesa táctil, audiómetro, leitor de Braille, piasse, entre outros, que não são montados por falta de instalaçõe­s próprias para o ensino especial.

Os alunos com necessidad­es educativas especiais assistem às aulas em salas do ensino geral, de forma provisória, razão pela qual não tem sido possível a montagem dos equipament­os, acentuou Constantin­o Gama.

Constantin­o Gama manifestou-se preocupado com a provável degradação dos equipament­os, indispensá­veis ao ensino especial, declarou ser urgente a construção de instalaçõe­s próprias na província do Uíge.

Constantin­o Gama pediu aos pais de crianças com necessidad­es educativas especiais para matricular­em os seus educandos no próximo ano lectivo.

 ??  ?? ARIMATEIA BASPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cresce a população com necessidad­es educativas especiais
ARIMATEIA BASPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cresce a população com necessidad­es educativas especiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola