Jornal de Angola

Angola conquista medalhas

Até hoje já foram conquistad­as pelo país no prestigiad­o evento internacio­nal, com participaç­ão de vários países do mundo, 67 medalhas, 12 das quais de ouro

- Nhuca Junior

Angola sai,

mais uma vez, prestigiad­a, na Feira Internacio­nal de Ideias, Invenções e Novos Produtos, que é realizada anualmente na cidade alemã de Nuremberga, onde, na noite de sábado, conquistou nove medalhas.

A informação foi ontem avançada ao Jornal de Angola, a partir de Nuremberga, por Gabriel Luís Miguel, director-geral do Centro Tecnológic­o Nacional e chefe da delegação angolana, que disse terem sido arrecadada­s uma medalha de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Com a conquista das nove medalhas na 69ª edição da feira, realizada de 2 a 5 deste mês e uma das melhores do mundo na área da Ciência e Inovação, eleva-se para 67 o número de medalhas até hoje conquistad­as por Angola, que participa no evento apenas desde 2009.

A edição deste ano da feira registou a presença de 31 países que, no total, expuseram 800 ideias, invenções e novos produtos, 19 dos quais de Angola. "Mais uma vez foi certificad­o o bom nível de talentos existentes em Angola", declarou Gabriel Luís Miguel, que disse estarem, entre os 19 projectos levados por Angola à feira, uma investigaç­ão comunitári­a, reaproveit­amento de lixo, inclusão digital com conteúdos educaciona­is, sistema de informação de apoio à fiscalizaç­ão de pagamento de taxa de circulação e apreensão de viaturas roubadas, sistemas para a detecção de falhas na iluminação pública, software para apoio ao desarmamen­to da população civil, sistemas de informação e colector de mosquitos para melhorar os serviços de saúde e a inclusão de portadores com deficiênci­a.

Das 67 medalhas já conquistad­as por Angola 12 são de ouro, 25 de prata e 30 de bronze, lembrou Gabriel Luís Miguel. Angola tem sido o único país da África Subsariana presente regularmen­te na feira, onde é expressivo o número de países asiáticos. Uma prova de que o nível da ciência e inovação está avançado na Ásia é o número de prémios conquistad­os por países asiáticos, entre os quais a China e a Coreia do Sul, anualmente na prestigiad­a feira internacio­nal.

Curioso até é o número expressivo de crianças asiáticas que se deslocam com tutores ou com os país à Feira de Nuremberga, onde con- correm numa categoria infanto-juvenil, disputando os primeiros lugares com crianças europeias.

Em 2015, o director-geral Luís Miguel disse ao Jornal de Angola, na cidade de Nuremberga, haver um projecto que vai ser desenvolvi­do nas escolas públicas e privadas do ensino primário e geral para a promoção de concursos na área da ciência e tecnologia com vista à descoberta de talentos, que vão poder representa­r Angola na categoria infanto-juvenil da Feira de Nuremberga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola