Jornal de Angola

Perda de um grande estratega da defesa

Além das façanhas militares, colegas de armas lembraram o lado filantrópi­co e a criação do Centro de Estudos Estratégic­os

- André dos Anjos

O antigo chefe do EstadoMaio­r das Forças Armadas Angolanas (FAA), general João de Matos, foi ontem a enterrar no Cemitério do Alto das Cruzes, em cerimónia aberta ao público, após ter recebido honras militares no Quartel-General do Exército. No elogio fúnebre, foi destacado que Angola perdeu um grande e exemplar estratega militar.

O corpo do general do Exército, João Baptista de Matos, foi enterrado ontem à tarde, em Luanda, no Cemitério do Alto das Cruzes, em cerimónia fúnebre aberta ao público, após ter recebido honras militares no Quartel-general das Forças Armadas Angolanas.

A chuva que caiu horas antes na baixa da cidade de Luanda não impediu que centenas de pessoas, entre membros do Governo, do corpo diplomátic­o acreditado no país, da magistratu­ra pública e judiciária, das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional, do clero, da Assembleia Nacional, da sociedade civil e pessoas anónimas se juntassem à família enlutada para o último adeus ao primeiro Chefe do Estado-MaiorGener­al das FAA.

Em elogio fúnebre lido pelo também General do Exercito e ex-chefe do Estado-MaiorGener­al do Exército, General Francisco Pereira Furtado, os companheir­os de armas de “Mau Mau”, nome de guerra de João de Matos, destacaram as qualidades do malogrado, salientand­o que foi um “estratega militar e cabo-deguerra”, de que os anais da história castrense angolana saberão dar a devida nota.

João de Matos faleceu aos 62 anos, no sábado, em Espanha, por doença. O General foi, ao lado do General Camalata Numa, um dos principais rostos da criação, em Outubro de 1991, das FAA, produto da junção das Forças Armadas Populares para a Libertação de Angola (FAPLA) e das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), da UNITA. Nas hostes castrenses é consensual que foi sob seu comando inquestion­ável e exemplar que as FAA conseguira­m reunir nas suas fileiras, em tempo recorde, outros bravos e destemidos filhos da pátria angolana que tudo fizeram e sacrificar­am as próprias vidas em defesa da independên­cia, da soberania e da integridad­e territoria­l, para que a paz e as instituiçõ­es democrátic­as vingassem em Angola.

João de Matos celebrizou­se entre 1992 e 2001, período em que chefiou o Comando Superior das FAA, numa altura em que o conflito posterior às primeiras eleições ameaçava minar as bases do sistema democrátic­o então emergentes.

 ?? LINO GUIMARÃES | ANGOP ?? Figura marcante da História da arte militar angolana
LINO GUIMARÃES | ANGOP Figura marcante da História da arte militar angolana
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Companheir­os e familiares estiveram no funeral de um dos fundadores das FAA
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Companheir­os e familiares estiveram no funeral de um dos fundadores das FAA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola