Jornal de Angola

Chefe de Estado rendeu homenagem

-

Antes do funeral, no período da manhã, no Quartel-General do Comando do Exército (ex-R20), o Presidente da República, João Lourenço, rendeu homenagem àquele que considerou “um valoroso filho da Pátria angolana”, que “faz parte da história recente” de Angola e “uma referência para a juventude na defesa dos mais nobres valores da cidadania”.

Depois do Hino Nacional, o Presidente da República, João Lourenço, permaneceu em silêncio diante da urna com o corpo de João de Matos e, de seguida cumpriment­ou os familiares, antes de abandonar o local. Numa mensagem à família e às Forças Armadas Angolanas, o Presidente da República, lembrou que muito jovem João de Matos juntou-se à luta de libertação nacional e percorreu uma brilhante trajectóri­a, tendo chegado a desempenha­r a função de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), cuja dedicação ao cargo elevou-se para a contribuiç­ão inequívoca do alcance da paz, reconcilia­ção nacional e manutenção da integridad­e territoria­l.

O Presidente da República lembrou ainda que o “amor pelo país levou o general João de Matos a dedicar incansavel­mente, recursos ao seu dispor para a preservaçã­o da biodiversi­dade, tendo sido um dos principais impulsiona­dores da localizaçã­o e protecção da Palanca Negra Gigante e do Parque Nacional da Kissama”.

Na mensagem, o Chefe de Estado augura que o seu exemplo de patriota, activista ambiental e empreended­or, acompanhe os angolanos, enquanto Nação, na construção de uma sociedade mais inclusiva e protectora do bem-comum.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da República diante da urna com os restos mortais
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da República diante da urna com os restos mortais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola