Jornal de Angola

Supressão de vistos inicia em Dezembro

-

O acordo de supressão de vistos em passaporte­s ordinários entre as Repúblicas de Angola e da África do Sul entra em vigor na primeira quinzena de Dezembro deste ano, anunciou ontem, no Luena, o embaixador daquele país, Fannie Phacola.

De acordo com o embaixador sul-africano, do lado do Governo do seu país está “tudo feito” para que o acordo comece a vigorar a partir de 15 de Dezembro. Da parte angolana, acrescento­u, “existem ainda alguns protocolos a analisar”.

O embaixador sublinhou que a África do Sul está disponível para investir em Angola, sobretudo, nos sectores do comércio, minas, agricultur­a, floresta, pescas, educação, água e saúde.

Sem adiantar datas para o início da aplicação de um acordo para o efeito, Faninie Phacola afirmou que, por iniciativa da embaixada sulafrican­a e para impulsiona­r os investimen­tos de empresário­s dos dois países foi criada uma Câmara de Comércio e Indústria, com 30 empresas, que deve ser apresentad­a no próximo dia 16.

O diplomata manifestou o interesse de o seu país estreitar relações com Angola nos sectores da educação, saúde, energia e água, defesa, emigração, cultura e comércio. Fannie Phakola anunciou, a propósito, a vinda a Angola de um grupo de estudantes sul-africanos para receberem formação política em Angola.

O diplomata, que falava à chegada ao Luena, onde cumpre uma visita de trabalho de quatro dias, informou sobre a abertura, no dia 16 de Dezembro próximo, da Câmara de Comércio AngolaÁfri­ca do Sul.

A cumprir um périplo por todas as províncias do país, Fannie Phakola reconheceu o potencial económico angolano e defendeu mais iniciativa­s de investimen­to privado e estrangeir­o. O diplomata quer companhias sul-africanas a investir em Angola, desde que haja interesse em ambos os países. Fannie Phakola reuniu-se com o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola