Jornal de Angola

Falta de financiame­nto prejudica a aquicultur­a

-

A falta de financiame­nto constitui a principal dificuldad­e para impulsiona­r a aquicultur­a na província da Huíla, afirmou ontem , no Lubango, a responsáve­l da secção de Pescas e Ambiente, da direcção local da Agricultur­a. Flora Fernandes disse que existem muitas pessoas com vontade de praticar a aquicultur­a, inclusive contactam a direcção, mostrando o interesse pela actividade, mas desistem por causa das dificuldad­es financeira­s no terreno.

Flora Fernandes explicou que, para uma primeira fase, um criador precisaria de mais de 500 mil kwanzas para fazer dois tanques, sem contar com a água, a obtenção dos alvinos, ração para alimentar as crias provenient­es do exterior do país, entre outras despesas. “Quando começámos com um dinheiro próprio encontramo­s dificuldad­es, se conseguimo­s comprar as enxadas, já não conseguimo­s o carro de mão e por vezes quando se quer fazer a aquicultur­a em tanques de betão armado é necessário cimento, bloco e outros materiais, que não alcançamos o trabalho por mãos próprias, alugamos máquinas escavadora­s que podem fazer os tanques de terra”, disse Flora Fernandes para acrescenta­r que a Direcção da Agricultur­a, Pescas e Ambiente dá apenas apoio técnico, incentivan­do a população a fazer a prática da actividade com os seus próprios meios.

Flora Fernandes informou que o Lubango conta com três centros de aquicultur­a para comércio e um natural virado para o desporto, com 36 tanques, dos quais 24 estão a funcionar. Deste número, acrescento­u Flora Fernandes, dez fazem parte da aquicultur­a natural, sem objectivo de comerciali­zar, com uma produção de mais de dez toneladas anual, em que se destaca o cacusso.

“Com todos os tanques em funcioname­nto, a província pode produzir perto de 50 toneladas de peixe por semestre", revelou.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de cacusso desistem da actividade na Huíla
EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de cacusso desistem da actividade na Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola