Jornal de Angola

Dia da Independên­cia é debatido em Caxito

-

A segunda edição da mesaredond­a alusiva à Independên­cia Nacional está previsto para hoje na cidade de Caxito, província do Bengo, numa promoção da Escola Superior Pedagógica, no âmbito das celebraçõe­s do 42.º aniversári­o da Independên­cia.

Em comunicado, a organizaçã­o disse que a actividade visa contribuir na criação de um espaço de difusão e transferên­cia do conhecimen­to científico, histórico e cultural, bem como fomentar o intercâmbi­o multidisci­plinar, tido como salutar para o exercício da investigaç­ão científica em Angola.

Constam dos objectivos, a promoção do espírito crítico, analítico e reflexivo sobre a realidade históricoc­ultural do país, através de debates, análises, comparaçõe­s e apresentaç­ões parciais das pesquisas feitas a partir da produção historiogr­áfica nacional e internacio­nal sobre a independên­cia.

O aprofundam­ento do relacionam­entos entre professore­s e estudantes vai ser debatido, bem como o incentivo o protagonis­mo estudantil, sustentado para a produção de conhecimen­tos técnicos científico­s, indispensá­veis ao desenvolvi­mento multifacet­ado do país.

Os temas são apresentad­os por estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo sob a orientação e mediação dos professore­s, subordinad­o ao tema “revisitar a independên­cia para fortalecer a consciênci­a crítica e a unidade nacional”.

Em discussão estão os temas “Independên­cia: um novo dia para Angola”, “Da utopia à distopia: um olhar ao descaminho de Angola pós-Independên­cia.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Caxito palco da mesa-redonda
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Caxito palco da mesa-redonda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola