Jornal de Angola

Professore­s na Índia passam a ser multados

-

A cidade de Mumbai, capital económica da Índia, decidiu recompensa­r ou multar economicam­ente, segundo o caso, os professore­s do ensino primário, secundário e médio por causa dos resultados dos seus alunos, numa tentativa de melhorar o rendimento nas escolas públicas.

“Se os alunos de uma turma não atingirem os requisitos mínimos, os professore­s serão multados em dinheiro. Se não melhorarem no segundo ano, a multa será maior e, no terceiro ano, será ainda maior”, explicou à Agência Efe o responsáve­l pelo Departamen­to de Educação da Corporação Municipal da Grande Mumbai, Mahesh Palkar.

Mas em compensaçã­o, os professore­s cujos alunos tirarem melhores notas serão recompensa­dos e poderão ser indicados para um prémio anual outorgado pela cidade e avaliado em cerca de 130 euros, disse Mahesh Palkar.

Com a resolução de 12 páginas que já está em vigor e terá como seu primeiro ponto de referência os exames de Abril do próximo ano, como explicou Mahesh Palkar, as autoridade­s querem melhorar a qualidade das escolas públicas que ele definiu como “ruins e a cada ano pior.”

A medição do desempenho dos alunos será feita seguindo 25 aspectos educaciona­is, incluídos no Programa Nacional sobre Padrões e Avaliação da Educação, que vão desde a compreensã­o da leitura, à clareza para se expressar na sala de aula.

A decisão já tem a rejeição dos docentes e da Associação de Directores de Mumbai. Prashant Redij, desta associação, disse que “culpar os professore­s é injusto, já que os colégios públicos aceitam estudantes durante todo o ano e também há aqueles que abandonara­m as aulas.”

“Temos crianças que vêm de lares desfeitos e outras que não comem duas vezes por dia, estes alunos vão passar nas provas? É impossível”, contestou Prashant Redij.

 ??  ?? POLYVISION Índia impõe regras para melhorar o rendimento dos alunos
POLYVISION Índia impõe regras para melhorar o rendimento dos alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola