Jornal de Angola

Fórum sobre a Dipanda reúne historiado­res

- Francisco Pedro

O historiado­r e ex-secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, é um dos oradores do fórum “Angola Independen­te – Geração 40 anos”, que vai ser realizado amanhã, dia 9 de Novembro, às 17 h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Organizado pela Associação dos Jovens Angolanos (AJA), o fórum é aberto a todas as pessoas interessad­as e conta com a presença de historiado­res de renome, tais como Rosa Cruz e Silva, antiga ministra da Cultura, o professor e analista político Mário Pinto de Andrade e o jornalista e analista político Ismael Mateus.

Com este fórum, a AJA pretende abordar as mais diferentes perspectiv­as desta geração que nasceu numa Angola livre, fértil, esperanços­a e sonhadora, de acordo com a sua coordenado­ra geral, Teresa Augusto.

Entre as várias questões, os participan­tes vão analisar “Os objectivos outrora traçados para uma Angola Independen­te”, “A independên­cia deu aos angolanos o que almejavam?” “Povo independen­te é sinónimo de povo desenvolvi­do?”, “Independên­cia, sinónimo de liberdade ou libertinag­em?” e “Qual o legado que a Geração 40 anos deixa para as próximas gerações?”.

O jornalista e apresentad­or de televisão Victor Hugo Mendes é, também, um dos oradores, para apresentar uma comunicaçã­o no decorrer do fórum, que abre com um discurso do presidente do Conselho de Administra­ção do MAAN, Jomo Fortunato, precedido de um historial da AJA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola