Jornal de Angola

Palanquinh­as começam preparação na Cidadela

A Selecção Nacional Sub-20 disputa a competição regional de 6 a 16 de Dezembro na cidade zambiana de Kitwe

- António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub20 de futebol dá início aos trabalhos de preparação na próxima segunda-feira, às 8h00, no estádio da Cidadela, no distrito urbano do Rangel, em Luanda, visando a participaç­ão no torneio da Taça Cosafa, a ter lugar de 6 a 16 de Dezembro, na cidade de Kitwe, República da Zâmbia.

A informação foi avançada, ontem ao Jornal de Angola, pelo secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Fernando Rui Costa, para anunciar a participaç­ão dos Palanquinh­as no evento internacio­nal da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

Além do treinador principal, Igor Lazic, o corpo técnico da equipa nacional é constituíd­o por Bruno Camará, do Real Sambila FC (assistente), Augusto Manuel “Leão” (preparador físico) e Daniel Muemba "Chila” (treinador de guarda-redes).

As sessões de treino dos Palanquinh­as, que podem ser alternadas entre o Estádio da Cidadela e o campo grande do “Quintalão” de São Paulo, também no distrito urbano do Rangel, encerram no dia 2 de Dezembro, em Luanda.

A Selecção Nacional segue no dia 4 de Dezembro para a cidade de Kitwe. Antes, o grupo concentra-se num local a ser definido pela FAF, e realiza o embarque no mesmo dia, com escala técnica em Lusaka.

O sorteio da Taça Cosafa realiza-se até ao final desta semana, com as 12 selecções a serem repartidas em três grupos, com quatro equipas nacionais cada um. Os vencedores dos grupos apuramse para as meias-finais, juntamente com o melhor segundo classifica­do. Os jogos são disputados em dois locais em Kitwe, os estádios Arthur Davies e Nkana, mas a final deve ser jogada no Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola.

Além de Angola e Zâmbia, está confirmada a participaç­ão das selecções da África do Sul, Egipto, Lesotho, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândi­a, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe. As selecções do Egipto e Uganda competem na prova na condição de convidados, devido à falta de confirmaçõ­es das Ilhas Comores e Madagáscar.

Na edição anterior, disputada na província do Noroeste (North West) da África do Sul, os Palanquinh­as ocuparam o quarto lugar, depois da derrota no dia 16 de Dezembro de 2016, com a similar da República Democrátic­a do Congo (RDC), por 4-3, no estádio Moruleng, para a definição do terceiro posto. No tempo regulament­ar do desafio, as selecções estavam empatadas a uma bola.

Nas meias-finais, a equipa nacional foi goleada no dia 14 de Dezembro, pela selecção da África do Sul, por 05, no estádio Moruleng.

Na primeira fase da competição, Angola ocupou a primeira posição do Grupo C, com sete pontos, seguido pelas Ilhas Maurícias (2º/05), Sudão (3º/04) e Seychelles com zero. Durante a primeira fase, triunfou sobre o Sudão, por 1-0, e goleou as Seychelles (4-0), tendo empatado a uma bola com as Maurícias.

Os Palanquinh­as, que já falharam quatro finais e chegaram ao terceiro lugar da prova vão, certamente, querer levantar o troféu pela primeira vez nesta edição do torneio.

Na Taça Cosafa, os Sub20 foram orientados pelo técnico Sami Matias, do Interclube, que se encontrava em comissão de serviço no Departamen­to Técnico das Selecções Nacionais.

Com a saída de Pedro Neto e a entrada de Artur Almeida e Silva na presidênci­a da FAF, Sami Matias viu recusada a sua continuida­de na Selecção Sub-20.

No período de 29 de Maio e 10 de Junho, os Sub-20 competiram na 45.ª edição do torneio de Toulon, França, onde se classifica­ram na segunda posição do Grupo A, com quatro pontos, atrás da Inglaterra, que venceu a competição, com nove.

Os Palanquinh­as, que foram os terceiros segundos melhores da competição, falharam a oportunida­de de qualificar­em-se para a segunda fase do torneio.

Na prova internacio­nal para os escalões de formação, os angolanos começaram com uma derrota diante dos ingleses, por 0-1, no dia 29 de Maio, enquanto no segundo desafio empatou a uma bola com os japoneses a 2 de Junho. Na terceira e última jornada, Angola goleou no dia 4 de Junho a similar de Cuba, por 5-1, com um “hat trick” do avançado Chico Banza, do Real Sambila FC.

As sessões de treino dos Palanquinh­as, que podem ser alternadas entre o Estádio da Cidadela e o campo grande do Quintalão de São Paulo, no distrito urbano do Rangel, encerram no dia 2 de Dezembro

 ??  ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa técnica e jogadores ambicionam ocupar um dos lugares do pódio na competição
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa técnica e jogadores ambicionam ocupar um dos lugares do pódio na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola