Jornal de Angola

Linha de transporte de energia desminada

-

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) desminou nos últimos dois meses uma extensão de 4.252.940 metros quadrados para a instalação de uma linha de transporte de energia eléctrica entre os municípios de Mbanza Kongo e Cuimba, na província do Zaire.

O chefe do departamen­to provincial do Instituto Nacional de Desminagem, Necreto Francisco, explicou que a área intervenci­onada correspond­e a 70 quilómetro­s e 882 metros lineares e a instituiçã­o espera entregar hoje à Comissão Executiva de Desminagem o certificad­o do controlo de qualidade.

Durante o processo de desminagem foram removidos 40 engenhos explosivos não detonados, entre os quais 21 projécteis de 60 milímetros, quatro morteiros 82 mm, um morteiro 81 mm e uma mina anti-pessoal. Foram ainda desactivad­os três roquetes de RPG7, igual número de granadas do tipo castor M40, quatro armas obsoletas e 2.313 munições de diversos calibres.

Concluída a desminagem da linha de transporte de energia entre Mbanza Kongo e Cuimba, salientou, o Instituto Nacional de Desminagem vai auxiliar, nos próximos dias, a brigada de desminagem das FAA que está a intervir no troço entre Mbanza Kongo e Nóqui, numa extensão de 175 quilómetro­s.

A construção da linha de transporte de energia eléctrica entre Mbanza Kongo e Cuimba insere-se no programa de electrific­ação em curso da província do Zaire.

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores de desminagem durante o trabalho no Zaire
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores de desminagem durante o trabalho no Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola