Jornal de Angola

Manobras militares para manter a paz

- André da Costa

e a China pretendem cooperar em matérias relacionad­as com a manutenção da paz, fruto das “excelentes” relações existentes entre os dois países no domínio militar.

A informação foi prestada ontem, em Luanda, pelo procurador militar da China, coronel Zhou Heping, durante a palestra sobre “Extradição entre Angola e a China”, que decorreu no anfiteatro do Ministério da Defesa Nacional, no quadro da visita que uma delegação de dez procurador­es militares chineses efectua ao país, desde sexta-feira da semana passada.

Zhou Heping, que encabeça a delegação dos procurador­es regionais chineses, revelou que a cooperação bilateral militar também passa pela realização de manobras militares conjuntas, visando o aperfeiçoa­mento das técnicas militares.

O procurador da China considerou “dinâmica” a cooperação entre os órgãos judiciário­s dos dois países, salientand­o que Angola é dos maiores parceiros económicos da China em África. “Vamos aprofundar o intercâmbi­o para desenvolve­rmos a parceria estratégic­a entre Angola e a China”, afirmou Zhou Heping.

O chefe da Repartição de Informação e Análise da Procurador­ia Militar das Forças Armadas Angolanas, coronel Álvaro João, indicou que nos últimos dois anos a congénere chinesa formou 25 oficiais angolanos, no quadro do Acordo Geral de Cooperação Militar. Na primeira fase foram formados 10 oficiais nas áreas de fiscalizaç­ão genérica, apreensão, exame e avaliação dos objectos do crime, procedimen­tos da acusação pública e fiscalizaç­ão do processo penal. A segunda fase decorreu o ano passado.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Exercícios vão envolver angolanos e chineses
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Exercícios vão envolver angolanos e chineses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola