Jornal de Angola

Músicos de renome na Festa da Dipanda

A Casa Blanca está de volta com a realização amanhã à noite no palco do CCB, em Luanda, de um show da Dipanda

- Roque Silva

O melhor da música angolana ecoa, amanhã, no Centro de Conferênci­a de Belas (CCB), em Luanda, quando mais de 15 cantores nacionais de várias gerações subirem ao palco para um concerto para comemorar os 42 anos da Independên­cia Nacional.

O concerto, com início marcado para as 20h00, reúne alguns dos nomes e vozes mais sonantes do mercado musical angolano que se notabiliza­ram desde a década de 70 até o presente.

A produção e realização da Casa Blanca garantiu a presença de “pesos pesados” residentes no país e no estrangeir­o e que, juntamente com os mais jovens, garantem a qualidade do espectácul­o.

A diversidad­e rítmica e a disponibil­idade dos cantores são outros factores a ter em conta, pelo que de França, Estados Unidos, Brasil e Portugal vêm o massemba de Bonga, o world music de Waldemar Bastos, o rumba de Ricardo Lemvo, o reggae de Abel Duerê (Brasil) e o kizomba de Yuri da Cunha.

A estes juntam-se Euclides da Lomba, Carlos Burity, Filipe Mukenga, Lina Alexandre, Té Macedo, Dog Murras, Ivan Alekxei, Bruno M, Sweet Maria, Mago de Sousa, Telma Lee, Kelly Silva, Neide Sofia e o projecto Força Angola, para um concerto que é produzido a pensar em todos os gostos. Os preços dos bilhetes variam de 2.500 a 25 mil kwanzas e podem ser adquiridos nos locais habituais em Luanda.

Yola Semedo na Ilha

Yola Semedo realiza, hoje, às 21h30, na Esplanada Grill, à Ilha do Cabo, em Luanda, o primeiro concerto da carreira em que interpreta exclusivam­ente canções da sua autoria.

São no total 30 temas que a cantora promete oferecer ao público, escolhidos a dedo na sua discografi­a e na dos Impactus 4, banda que a acompanha e integra desde o início da sua carreira como vocalista (1984).

Entre eles, constam os temas: “Magui”, “Dont’ Doubt”, “Maybe Tomorrow”, “Injusta”, “Dias da Semana”, “Você Me Abana” e “Volta Amor”.

A produção do concerto, enquadrado no projecto “O meu concerto”, afastou a possibilid­ade de Yola Semedo interpreta­r os sucessos que regravou e são originais de outros artistas. Edilson Pitra, coordenado­r da iniciativa, disse que Carlos Burity e Puto Português são os artistas convidados.

Edilson Pitra informou, por outro lado, que o concerto está a ser preparado para albergar 500 pessoas “e tem a presença garantida de angolanos residentes no Brasil e na Suíça”.

Yola Moutofa Coimbra Semedo, nascida no município do Lobito, província de Benguela, iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista do grupo Impactus 4 (formada com os seus irmãos).

Conquistou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995), em representa­ção de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária, e foi considerad­a a melhor voz feminina de Angola, por três vezes consecutiv­as (2000, 2006, 2007).

Ganhou o prémio de “Balada do ano (2006)” e de “Melhor intérprete feminina”, por duas vezes (2006 e 2007), “Diva do ano”, em 2007 e 2008, e conquistou a edição 2010 do “Top dos Mais Queridos”, uma realização da Rádio Nacional de Angola.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Yola Semedo realiza hoje à noite em Luanda o seu primeiro concerto de carreira este ano
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Yola Semedo realiza hoje à noite em Luanda o seu primeiro concerto de carreira este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola