Jornal de Angola

TPI está preocupado com migrantes ilegais

-

O Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) vai continuar a examinar o que chama de “crimes graves” contra migrantes na Líbia que tentam entrar na Europa através do Mediterrân­eo, anunciou a procurador­a-chefe, Fatou Bensouda, ao Conselho de Segurança da ONU.

Para Fatou Bensouda, os crimes podem cair sob a jurisdição do TPI, dependendo dos factos e circunstân­cias precisas que possam ser estabeleci­dos no curso de investigaç­ões completas.

"A questão deve ser decidida numa análise de cada caso, com base nos factos relevantes e numa avaliação da jurisdição do seu escritório.” O TPI, disse , continua preocupado com “crimes graves” cometidos contra migrantes vulnerávei­s que estão em trânsito na Líbia para tentar chegar à Europa pelo mar, muitos dos quais continuam mantidos em centros de detenção irregulare­s ou morrem no deserto.

Fatou Bensouda acrescento­u que a inseguranç­a na Líbia é “uma grande preocupaçã­o e o país continua a enfrentar muitos desafios”.

Fatou Bensouda citou a proliferaç­ão de grupos armados, a contínua, embora atenuada, actividade do grupo Estado Islâmico, a crise humanitári­a causada pelo facto de a Líbia ser local de trânsito para centenas de milhares de migrantes e a actual luta por poder político em muitas partes do país.

Ao mesmo tempo, e apesar desses desafios, afirmou ser importante reconhecer as acções de vários actores, principalm­ente os próprios líbios, mas também países vizinhos, parceiros internacio­nais e organizaçõ­es regionais que trabalham para alcançar paz e estabilida­de na Líbia, através de um diálogo inclusivo.

 ??  ?? ALESSIO PADUANO | AFP Refugiados na Líbia arriscam a vida para entrar na Europa
ALESSIO PADUANO | AFP Refugiados na Líbia arriscam a vida para entrar na Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola